Anúncio 1

Últimos Posts

Viajando na maionese: O Triângulo das Bermudas fica no Brasil


O título do post pode levar o caro leitor a pensar que irei falar do famoso local onde navios e aviões desaparecem misteriosamente, mas na verdade quero falar sobre encomendas internacionais. Já faz um bom tempo que compro produtos pela internet vindos de outros países, motivado principalmente pela preço absurdo cobrado aqui no nosso país e que em muitos casos supera o valor de algo comprado lá fora mesmo se somarmos o imposto de importação. Além disso, alguns produtos nem chegam a ser lançados/vendidos aqui em solo tupiniquim. O fato é que até hoje não tinha enfrentado grandes problemas e minhas encomendas sempre chegavam, mesmo demorando bastante. Só que uma encomenda minha recente ousou passar por um lugar onde nenhuma outra jamais havia passado (Beam me up, Scotty!), o lugar conhecido como "O Triângulo das Bermudas dos Correios": o CTE Benfica do Rio de Janeiro.

Pois é, este local dos correios recebe este nome porque é comum que encomendas internacionais sejam extraviadas ou simplesmente sumam ao passarem por lá (veja aqui um exemplo). Recentemente fui vítima disso ao ter uma encomenda minha roubada juntamente com o caminhão dos correios e centenas de outras encomendas internacionais no trajeto para o CTE Benfica. Parece brincadeira, não é? Pois olhe aqui o rastreamento para ver. Pelo que pesquisei, este CTE Benfica está localizado em uma região muito perigosa do Rio de Janeiro e os assaltos a caminhões dos correios são bem comuns. A questão então é: e por que os Correios não fazem algo para resolver o problema? A resposta é, na verdade, bem simples: Porque não são eles que pagam pelas encomendas perdidas. A encomenda pertence ao remetente até que seja entregue a você, ou seja, ele quem deve encontrar uma forma de te ressarcir o prejuízo ou te enviar outro produto. Eu cheguei a abrir um pedido de informação, mas ele até hoje não foi respondido. Quando consegui falar com uma funcionária dos Correios ela teve a capacidade de falar para mim que "isso é um problema de segurança pública e não temos como fazer nada". Sério?! 

No meu caso, consegui falar com o vendedor e ele aceitou me devolver parte do dinheiro. Mas isso não muda o fato de que perdi a chande de colocar em minha coleção uma estátua que já saiu de linha e que havia conseguido por um preço excelente (Veja aqui o meu unicórnio, R.I.P). Esse episódio aumentou ainda mais minha revolta com essa empresa, gerando inclusive suspeitas de que provavelmente pessoas de dentro estão envolvidas nos assaltos nem que seja dando informações dos horários e trajetos dos caminhões. Deixe-me até respirar fundo para poder me acalmar e terminar o post, pois o radiador aqui começou a ferver! :)

Há alguns anos circularam videos mostrando o total desleixo com o qual as encomendas são tratadas pelos correios. Adivinha qual estabelecimento havia sido filmado? O CTE Benfica. Esse vídeo foi retirado do ar, mas ajudou a corroborar o imenso número de  reclamações (sem resposta, diga-se de passagem) que esta empresa tem recebido. O pior é que toda essa revolta não tem gerado mudança. O que custa mais: colocar uma escolta armada para os caminhões recheados de encomendas internacionais caras ou pagar o prejuízo da perda do veículo e a infinidade de horas gastas com o atendimento às reclamações dos clientes afetados e furiosos? Mas aí volta à minha mente a resposta dada pela funcionária e tudo fica mais claro: uma empresa grande, mas com uma mentalidade pequena e que, inserida no capitalismo mas resguardada pelo protecionismo do governo, não está focada no lucro e nem em prestar um bom serviço. Uma vergonha nacional para ser somada a tantas outras.

4 comentários:

  1. A boa notícia é que os Correios finalmente vão ter competição:~http://seekingalpha.com/symbol/FDX/news/m-a
    Tem esse blog aqui que explica a suposta iteração... http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&cad=rja&uact=8&ved=0CFQQFjAF&url=http%3A%2F%2Fwww.nxtlogistica.com.br%2Fblog%2Fcategory%2Ftransporte%2F&ei=QnxGU8LhN6nN0gG3lYHQDQ&usg=AFQjCNHGy6YUQYnxxZP1Uneh-A0VrIeUfQ&sig2=AdxEMYUbSS42DDjwRRHCPA&bvm=bv.64507335,d.dmQ

    E tem isso aqui também. Abram o olho: http://www.reputacao.com.br/resultado-compare.jsp?item_id_a=5476&item_id_b=5491&list_id=32

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Finalmente uma competição para ver se os correios acordam! Eles ainda terão a exclusividade em correspondências, mas pelo menos nas encomendas devem perder muito espaço se não melhorarem. Que venha a concorrência!

      Excluir
  2. Se eu encontrar a estátua no esBarra Shopping (Camelódromo da Uruguaiana), te envio... pelo Correios, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha
      Muito boa! (h)
      Por favor me envie sim, mas eu prefiro que seja de carroçex, vai ser mais rápido e confiável...hahahah
      Grande abraço!

      Excluir