Anúncio 1

Últimos Posts

Quadrinho da Vez: 47 Ronin

Será que esse grande clássico da cultura japonesa conseguiu ser respeitado nessa adaptação em quadrinhos? Confira a seguir.


Considerada uma das maiores lendas do código de honra Samurai Bushido, já foi inumeras vezes representada em várias mídias: filmes anteriores ao mais recente, comentado no post vizinho a esse aqui, sendo que há até um box com os três filmes mais famosos(http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42152048), livros (um muito interessante é esse aqui: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=17814560 que tem ilustrações interessantíssimas), obras de teatro e quadrinhos. E é justamente essa última que iremos comentar.

O plot é basicamente fiel ao que se registrou sobre o incidente que houve em Genroku, entre 1701 a 1703 no Japão medieval, sendo BEEEEEEM diferente do filme de 2013 com o mesmo nome. Naturalmente se deve levar em consideração a intenção de cada mídia. Mas vamos ao plot: a inicialmente ótima noticia de promoção de Asano Takumi para daiymo do shogun Tokugawa Tsunayoshi pelo ótimos serviços prestados fizeram que ele se deslocasse para o centro administrativo, onde Asano teria que aprender os meandros da política local. 

O designado para que o introduzisse nesse novo mundo foi o mais alto responsável da casa do Shogun, Kira Kozukenosuke, mas o mesmo insistia em uma compensação financeira, o que não deixava de ser um suborno, já que era tarefa de Kira que o mesmo realizasse essa tarefa. Diante da negativa de Asano, o conflito se tornaria inevitável, principalmente pelas reiteradas provocações até o que dispara a tragédia: durante os preparativos da visita do Shogun, Asano não suporta mais e fere superficialmente Kira com uma espada dentro da casa onde está o Shogun, fato considerado gravíssimo pela lei em vigor naquela época. A história cuida da vingança da morte e desgraça da família de Asano. 

O excelente quadrinho foi desenhado por Stan Sakai(famoso pela elogiada obra Usagi Yojimbo), com roteiro de Mike Richardson(o manda chuva do editora responsável, a Dark Horse), sendo o consultor editorial Kazuo Koike(Lone Wolf e Lady Snowblood). A obra ficou divida em 5 partes de mais ou menos 28 páginas(com eventualmente uma ou 3 páginas de informações de produção ou reflexões sobre a obra dos autores). Infelizmente a obra ainda não encontrou publicador no Brasil, mas até lá , além da importação do quadrinho físico, o que particularmente eu optei, é uma alternativa o compilado dos 5 volumes em ebook na amazon, disponível a partir de 4 de março de 2014: http://www.amazon.com/47-Ronin-Mike-Richardson-ebook/dp/B00GWU4D8C/ref=sr_1_6?ie=UTF8&qid=1391392004&sr=8-6&keywords=47+ronin

Divirtam-se e até breve!

Nenhum comentário