Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: O Segredo do Abismo


Nota imdb: 7,6 (até o dia da postagem):  (http://www.imdb.com/title/tt0096754/)
Título original: The Abyss
Ano de Lançamento: 1989
Diretor: James Cameron
Estrelas: Ed Harris, Mary Elizabeth Mastrantonio, Michael Biehn
Sinopse: Uma equipe de uma platorma civil de exploração de petróleo se vê repentinamente com a missão de tentar resgatar o USS Montana, um submarino nuclear que afundou misteriosamente com 156 tripulantes e, após o ocorrido, não houve mais contato. A plataforma é usada para a "Operação Salvo", a operação de resgate que visa resgatar a tripulação do Montana, pois apesar de saberem onde está o submarino um furacão se aproxima e, assim, a Marinha não terá tempo hábil de chegar ao local. Com isso, a equipe da plataforma se torna a melhor opção para realizar o salvamento, ficando acertado que o tenente Coffey (Michael Biehn) supervisionará as operações. Entretanto, Bud Brigman (Ed Harris), um mergulhador que chefia a plataforma, diz à operação que acaba de pressentir que sua equipe corre perigo, mas Brigman não poderia imaginar que iria se deparar com algo totalmente surpreendente.

Sou um grande admirador dos filmes de James Cameron e o considero o melhor diretor da atualidade. Na minha opinião, além de conseguir dirigir cenas de ação e usar de forma magistral novas tecnologias e efeitos especiais, ele é um excelente contador de histórias (sempre escreve seus próprios filmes) que concilia bem a ação e os efeitos com o desenvolvimento dos personagens e da trama. Seus últimos dois filmes, Titanic e Avatar, são as duas maiores bilheterias de todos os tempos, sendo que pelo primeiro ele ganhou onze oscars, incluindo o de melhor diretor. Mesmo assim, nem todos os seus filmes são uma unanimidade. Decidi falar do filme que considero ser o mais injustiçado de todos: O Segredo do Abismo.

A trama relata a história de uma equipe civil de exploração petrolífera que acaba responsável por uma operação de resgate de um submarino nuclear. As coisas não saem como planejado e, em paralelo, os tripulantes entram em contato com algo extraordinário nas profundezas do oceano. Não é segredo a fascinação do diretor pelo mundo submarino e essa foi a primeira tentativa de fazer algo que o aproximasse disso. A produção do filme foi bastante complicada e, como quase sempre ocorre nos filmes de Cameron, o orçamento foi extrapolado e a película precisou ser cortada significativamente, comprometendo bastante a história (inclusive com mudança no final) e, pelo menos na minha opinião, causando o fracasso do filme. Felizmente, uma versão do diretor foi lançada depois para corrigir esse erro, trazendo um desfecho mais fundamentado e coeso à trama.

As atuações do casal de protagonistas são excelentes e eles mostram que literalmente tiveram que molhar a camisa para dar conta das muitas cenas debaixo d'água. Destaque também para o vilão de Michael Biehn, descaracterizando-o da figura de mocinho que estávamos acostumados desde Exterminador do Futuro e Aliens.

Os efeitos especiais foram revolucionários para a época e debutaram o truque do "líquido computadorizado" que seria imortalizado posteriormente na figura do T-1000 do Exterminador do Futuro 2. As cenas submarinas mostram um realismo que comprova a entrega do elenco, sendo que Ed Harris sofreu um acidente quase mortal durante as filmagens.

Talvez seja suspeito para defender este filme, pois além de fã assumido do diretor também sou fascinado pelos mistérios do oceano. Mesmo assim, me sinto no dever de defender esse grande exemplar de ficção e tentar dar o reconhecimento que ele merece. Em uma época onde os estúdios não davam carta branca ao "diretor gastador" James Cameron, uma de suas obras foi canibalizada e descaracterizada. Quem ainda não viu a versão estendida deveria dar uma nova chance a este trabalho de James Cameron no qual ele povoa de magia e mistério as profundezas do oceano. A verdade é que, se você não fizer isso, nunca descobrirá qual o verdadeiro segredo do abismo.

Nenhum comentário