Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Everdrive


Vou começar essa coluna do "Fica a dica" com uma boa sugestão para as pessoas que, como eu, gostam de colecionar consoles e jogos antigos. Hoje os emuladores já estão presentes em praticamente todos os dispositivos, permitindo que as pessoas consigam rodar esses clássicos até mesmo na palma da mão. Mas para nós puristas, nada substitui a sensação de instalar o console na tv, pegar um cartucho, dar aquela soprada básica (já foi constatado que isso estraga os contatos por acelerar a ferrugem, então melhor limpar com álcool isopropílico), encaixar no videogame e apertar o power! E quando falha, a gente volta e faz tudo novamente...

Eu comecei minha vida no videogame quando morava em Manaus com um super game da CCE. A partir daí nunca mais parei de jogar e já tive vários consoles. Me considerava um "segamaníaco" e presenciei os últimos suspiros do meu amado Dreamcast enquanto babava jogando Shenmue. Foi no Dreamcast que joguei online pela primeira vez num videogame, com uma conexão discada. Mas vamos voltar ao assunto.

O fato é que quando comecei a ganhar meu dinheiro decidi que gostaria de colecionar videogames antigos e seus jogos. A maioria desses consoles que tenho funciona com cartuchos, sendo que alguns deles, como o Mega Drive (Genesis), possui uma biblioteca extremamente vasta de jogos (neste caso citado, mais de 900).  O que muitos colecionadores fazem, como eu fiz, é comprar apenas aqueles jogos que mais gosta ou que mais marcaram a história do console. Mas isso muitas vezes me obrigava a recorrer a emuladores para tentar experimentar outros jogos desses consoles, o que quebrava um pouco da "magia" que falei no começo.

Todos os meus problemas se acabaram quando há algum tempo fiquei sabendo de uma série de cartuchos criados por um cara conhecido como Krikzz, chamados de Everdrive. O nerd teve uma ideia genial de criar um cartucho com memória flash regravável e com interface SD que aceita cartões de memória iguais aos usados nas máquinas fotográficas. O funcionamento é bem simples:

1) Copie as roms do console para o cartão SD obedecendo a estrutura de pastas do modelo de everdrive;
2) Coloque o SD no cartucho everdrive e o insira no console;
3) Ligue o console e navegue por uma interface do cartucho que permite selecionar o jogo desejado. O cartucho irá então gravar o jogo na memória flash, fazendo com que o cartucho se comporte como se fosse o jogo original;
4) Jogue e seja feliz!


Além da função de permitir se fazer passar por cartucho de qualquer jogo do console, o everdrive também disponibiliza funcionalidades adicionais, tais como permitir Save Games (agora eu vou zerar o Ninja Gaiden!!!), permitir game genie (só o pessoal das antigas sabe o que é isso) e até uma porta USB para interface de programação para os corajosos programadores de homebrews.

O krikzz já criou everdrive para vários consoles, tais como Mega Drive, Master System, Nes, Super Nes, Nintendo 64 e até Turbografx (este aceita jogos de PC Engine e TurboGrafx-16)! Até mesmo tem uma versão mais nova para SNES que aceita os jogos com o chip Super-FX (Mario Kart, Starfox, etc). No site dele (krikzz.com) tem todas as informações (em inglês) dos cartuchos, inclusive com lista de links de lugares onde se pode comprar.

Agora que chegamos ao ponto da compra, vem a notícia ruim: o preço! Os cartuchos everdrive não são nada baratos, com preços variando de US$ 70,00 a US$190,00 dependendo do modelo. E isso só pela placa, obrigando você a arranjar uma case por conta própria e fazer os "buracos" da entrada SD (eu fiz isso no meu Everdrive de Mega Drive e deu um trabalho!!!). Se quiser que ele envie com case, o preço sobe. Alguns sites vendem versões bem mais "bonitinhas" dos everdrives, com caixa com label, manual, cartão SD e case com adesivo. Comprei uma dessas para meu Super Nintendo do site www.stoneagegamer.commas devo avisar que foi bem caro! Segue uma foto do que comprei:


Eu recomendo comprar do site http://shop.retrogate.com, que desconfio ser do próprio Krikzz , pois possui os melhores preços e entrega para o mundo todo. O site é meio tosco mas é confiável e aceita paypal, já comprei lá.

Bom, espero ter ajudado os companheiros colecionadores e apreciadores de consoles antigos. De qualquer forma, fica a dica.


Um comentário:

  1. Agora só falta alguém "enganar" o console criando uma interface do segundo controle em q os dados viriam da rede. Jogo de 2 em rede. Mas precisa de um computador como controlador em cada ponta p iniciar o jogo e manter a sincronia dos sinais e o primeiro controle precisa tb ser conectado ao controlador p enviar os dados pela rede.

    Nah... Pensando bem... Dexa p lá. Senão tem de mexer tb no cartucho p poder ajustar casos de lag na rede e sincronização.

    ResponderExcluir