Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Eternos(2021)

Prometendo algo bem diferente da chamada fórmula Marvel, esse filme amarga as piores críticas do Estúdio. Mas fica a pergunta: ele merece toda essa crítica? Confira na crítica abaixo, sem spoilers, os acertos e problemas dele.


Uma idéia que tinha cara de dar problema e ...deu problema mesmo


Nota IMDb: 7,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Eternals
Ano de Lançamento: 2021
Diretora: Chloé Zhao(que dirigiu o premiado Nomadland(2020), e vários como roterista como Domando o Destino(2017), Songs My Brothers Taught Me e os curtas Daughters e The Altas Mountains(2009) e Post(2008))
Estrelas: Gemma Chan(como a perdida Sersi), Richard Madden(como o obtuso Ikaris), Angelina Jolie(como tia casca grossa Thena), Salma Hayek(como a mãezona Ajak), Kit Harington(como o perdido Dane Whitman(meio que um John Snow aqui também)), Kumail Nanjiani(como o maroto Kingo), Lia McHugh(como a Sprite) , Brian Tyree Henry(como o tecnologico Phastos), Lauren Ridloff(como a inclusiva Makkari), Barry Keoghan(como o persuativo Druig), Ma Dong seok(como o que resolve "as paradas" Gilgamesh) e outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr


O espectador nos minutos inicias de projeção vê tantos personagens quanto uma banda de pagode dos anos 90. Isso logo de cara já é uma mostra de alguns problemas do sentido como longo filme(2 horas e 36 minutos) que no mínimo ganha a virtude de ser ousado, às vezes até demais por andar perto do Sol.

E vamos aqui ser francos: a Marvel precisa andar por outras experiências já que o mercado já dá sinais de saturação, mesmo com a sempre ativa renovação dos fãs e a menos rápida de produtores. E o plot do filme dos Eternos teria tudo para um desastre: seres superpoderosos são enviados para a Terra para deter aberrações chamados Desviantes de exterminar a vida como conhecemos. De quebra ainda influenciam o desenvolvimento da Humanidade, não sem antes sofrem no processo.

E como virtudes, além da diversidade óbvia entre os participantes(tá que logo na cena inicial a Mesopotâmia acho que não era bem daquele jeito não, mas...:P Sigamos...:))), o plot tem coragem em tratar alguns pontos como saúde mental, tretas entre pessoas praticamente imortais, frustrações e solidão. Porém, em tela, ironicamente, comete erros de outras obras em demonstrar pouca evolução de seres que passaram tanto tempo vivendo entre nós(e o exemplo do não antigo The Old Guard parece que não serviu para nada...:/). E outra virtude foi claramente tentar focar no conflito interpessoal em vez das lutas, como dizem, para vender bonequinhos.

Contudo os problemas... São tantos quantos o número de personagens, deixando o filme fragmentado, para dizer o mínimo. E a impressão de ser longo demais também se deve à luta de tempo de tela. E falando em personagens, a dinâmica de alguns, meio que soltos dentro da história, tornam ainda mais lenta a evolução da história. Por fim a reviravolta e motivação de um personagem, dentro daquele arquétipo tão batido que quem lê quadrinhos já tinha percebido muito antes da revelação tira parte da graça. Mas o maior problema, acima de tudo, seria a divisão clara na produção entre o roteiro e a parte dos efeitos especiais da ação. Esses últimos tem momentos horríveis, garantindo ainda mais a frustração daqueles que esperavam um desempenho digno do selo Marvel. Pena que tudo isso venha acontecer com a linda protagonista Gemma Chan em uma película que tem mais diversidade, mas talvez carece de coesão.

Resumindo, se a direção ousa em tentar algo fora da caixinha da fórmula dos filme da Marvel, com momentos de contemplação, erra feio em integrar o roteiro com a ação, principalmente por fragmentar tentando apresentar gente demais, um vilão obvio demais e com minions dignos de jogo B do PS3, uma reciclagem de ideias já desgastadas e ainda tentar garantir um segundo filme da série. Até a justificativa do porquê eles não fizeram nada nas crises anteriores enfrentadas pelos Os Vingadores não sustenta um bom resultado de unidade do filme. O parabéns pela iniciativa de tentar algo novo se perde em não integrar um roteiro interessante com algumas cenas de ação. Lembrando que há duas cenas extras pós créditos. Disponível nos cinemas.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário