Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Passageiro Acidental(2021)

Em uma superprodução, com grande elenco, plot interessante e orçamento para fazer um show, esse filme tenta, mas não chega lá. Confira o porquê vale a pena vê-lo, compreendendo seus problemas, tudo isso com o mínimo de spoilers, na crítica abaixo.

 

Pra fora!!! :)

 

Nota IMDb: 5,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2021
Diretor: Joe Penna(que coassina o roteiro junto com Ryan Morrison(lá da parceria do Ártico, assim como editor de Release(2020) e Beyond(2015))
Estrelas:  Anna Kedrick(como a fofa doutora Zoe Levenson), Daniel Dae Kim(como o focado David Kim) Toni Collette(como a comandante Marina Barnett) e Shamier Anderson(como o azarado Michael Adams)
Crítica: Dissonantbr

 

Há muito tempo atrás, no tempo que eu assistia Além da Imaginação(já na sua "reencarnação" como show, já que o original é dos anos 60/70, mas antes da versão nova atual), na Globo, eu vi uma interessante história. Uma nave que ia para um lugar distante tinha um clandestino, porém só tinha oxigênio/combustível para apenas uma pessoa. Depois de tentarem várias coisas, jogando até cadeira de pilotagem no espaço, a parte do oxigênio pesou. O que aconteceu no final, pior que eu não me lembro, mas foi um clássico caso do "o destino" importa menos do que a jornada narrativa. Como muita coisa que a gente vê por aí.

E é muito a situação desse filme. Lançamento do menino de ouro Joe Penna, brazuca que fez sucesso inicialmente lá no começão do Youtube e duas grandes produções(Turning Point(2015) e Artico(2018)) aproveita basicamente esse mesmo argumento acima sendo que a missão no caso é para Marte com outros três tripulantes(e mais o coitado do técnico chamado Michael que virou um "clandestino"), também há um problema grave no suporte de vida(vamos comentar sobre isso mais a frente) e todo o problema de uma viagem de 3 anos de duração de ida. É basicamente isso que podemos falar sobre o plot inicial do filme.

Antes vamos às virtudes do filme. Eu adoro filme de espaço e se vê um cuidado para manter um realismo sobre a situação que vai indo bem inicialmente até o ponto quando Michael aparece. Inclusive espertamente o filme aproveita o recurso luxuoso de uma viagem pra Marte ter alguma forma de "criação" de gravidade, no caso via uma rotação, o que vamos combinar que deixa a gravação de tudo muito mais barato de se fazer. Espertinho o produtor/diretor! :) Alguns aspectos do roteiro são até de fato fiéis(o uso de Max-Q que é a pressão aerodinâmica máxima existe, porém Pos-Max-Q não existe), ou Ponto de Não Retorno que é um ponto onde não há mais como voltar(no caso uma vez iniciado o "empurrão" inicial rumo a Marte, não há como simplesmente voltar, ou pior ainda, não há uma nave de emergência. Tudo é milimetricamente pesado e pensado, ainda mais para uma missão dessas). Famoso uma vez no sentido, torcer para chegar no destino.

Contudo, esse problema que ocorre quando o suporte de vida é danificado...Affe... Então, é algo que poderia ter sido melhor trabalhado. Tudo em uma nave dessas tem redundância em três ou mais vezes. Isso mesmo, de novo, tudo pesado e pensado milimetricamente. Mas okey...Vamos fingir que, para que a história tenha um apelo dramático melhor, tivesse sido feito um estrago sem reparo. Imagine as possibilidades narrativas... E aí.... 

Well. Aí há uma série de erros. O ritmo do filme, que começa estranhamente lento, mas okey, tudo tá sendo apresentado tanto para os tripulantes como também para nós espectadores, a gente perdoa. Só que algo muito errado acontece na condução do ritmo do filme. A iteração do elenco é estranha, o filme não se decide se é uma coisa ou outra, há ideias que provavelmente não fariam sentido mesmo no desespero...Contudo, a decisão do diretor no final...Vixi... Essa decisão realmente, foi ousada, porém executada de forma...desastrada. Pronto... Vamos ficar assim para não entregar nada muito revelador.

Resumindo, primeira parte boa, ainda que lenta, meio que gera uma tensão, mas não evolui o ritmo da história de forma boa e parte final desastrosa. Pra quem é fã de ficção científica, com grande elenco, fica a sugestão de assistir mesmo com ressalvas e aquela sensação ruim de que foi um grande desperdício de tanto talento junto. Uma pena, um resultado mediano...Quase!!  Mais uma obra assim no catálogo da NetFlix...:/

 


 

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



 

 

Nenhum comentário