Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Era uma vez um sonho (2020)

 

Um drama que mira nas estrelas, mas acaba ficando preso à simplicidade da sua história

                                                                                               

Nota IMDb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Hillbilly Elegy
Ano de Lançamento: 2020
Diretor: Ron Howard
Estrelas:  Amy Adams, Glenn Close, Gabriel Basso
Sinopse: A família Vance se muda para Ohio na esperança de viver longe da pobreza. O membro mais jovem do grupo cresce e se torna um estudante de direito na universidade de Yale. Um dia ele é obrigado a retornar para sua cidade natal e se depara com a dura realidade de sua família.
Crítica: Michael

Meu interesse pelos Oscars diminuiu bastante nos últimos anos e sinceramente nem faço muita questão de acompanhar. Isso se deve principalmente ao fato de que a premiação costuma ser bem preconceituosa com alguns gêneros de filmes que gosto e privilegia dramas ou musicais. Este filme é o que se pode caracterizar como "feito para o Oscar" por tentar ticar todos os itens do checklist que geralmente leva os filmes a serem indicados e premiados. Infelizmente, ainda que tenha algumas excelentes atuações, não apostaria que ele terá muito sucesso nisso.

O filme é baseado em fatos reais e mostra a história de um jovem que cresceu em uma região mais pobre dos EUA e conseguiu chegar até a universidade de Yale. No entanto, ele é obrigado a voltar para casa para ajudar em uma crise e precisará reviver os dramas e feridas que deixou para trás na sua infância difícil.  O roteiro tenta inserir algumas questões relevantes, mas o fato é que estamos diante de uma história bem do cotidiano e que com certeza se repete inúmeras vezes: um jovem com infância difícil supera as dificuldades financeiras e pessoais para estudar e vencer na vida. Talvez esta tenha sido mesmo a intenção, trazer à algo corriqueiro à tona para um formato que geralmente privilegia histórias mais "fantásticas", mas o fato é que isso também afeta um pouco o interesse do espectador.

De qualquer forma, o filme faz um bom papel de apresentar os membros dessa família e suas dificuldades e limitações. Ele também mostra o impacto negativo de traumas de infância e o poder destruidor das drogas. Além disso, ele traz uma importante mensagem de como é possível, através da força de vontade e do apoio devido, superar tudo isso para buscar uma vida melhor.

Sem dúvidas o ponto forte do filme são algumas das atuações do elenco. O destaque principal vai para a talentosa Glenn Close que está quase irreconhecível no papel da avó do protagonista. Ela retrata de forma espetacular essa figura que tem importância vital para a forma como os fatos se desenrolam. Outra que está muito bem é Amy Adams no papel da mãe do protagonista em um papel bem diferente do usual para ela e que deu a chance de mostrar seu grande talento dramático. 

Mesmo com essas atuações excelentes, fica difícil considerar este filme como um drama mais do que mediano. O protagonista em si deixa um pouco a desejar e inclusive é um pouco ofuscado pela sua versão mais jovem. Além disso, falta algo de mais interessante na história como um todo para elevar o resultado e até justificar a sua escolha para um filme. De qualquer forma, fica como uma boa opção para os interessados em prestigiar as ótimas performances de Glenn Close e Amy Adams que, talvez, sejam as únicas coisas dignas de algum reconhecimento pela Academia.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário