Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:The Playbook: Estratégias para Vencer(2020-?) - Primeira Temporada

Em 5 primeiros episódios, uma interessante série com treinadores e suas estratégias para vencer, às vezes com um ar de autoajuda, mas sem dúvida também com bons conselhos para a vida. Confira mais detalhes na crítica abaixo

Sempre se tem como aprender um pouco nesse jogo da vida



Nota IMDb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Playbook
Ano de Lançamento: 2020
Diretores: John Henion, Sarah Feeley, Josh Greenbaum, Alexandria Stapleton
Estrelas:  Jill Ellis, Patrick Mouratoglou, José Mourinho, Gleen 'Doc' Rivers, Dawn Staley, entre outros colaboradores
Crítica: Dissonantbr

Quando há muito dinheiro, prestígio, fama e vaidade, o esporte flerta fácil entre o divino e "apenas negócios". Mas no meio de tudo isso, misturado a talento, esforço e alguns milagres, há também estratégias e bagagem de vida. E é o que também vemos na primeira temporada, em cinco bem distintos episódios de treinadores de basquete, futebol e tênis, mostrando a sua formação e o que eles consideram de mais importante na escalada ao sucesso.

O primeiro episódio é Gleen 'Doc' Rivers, um interessante jogador que veio a se encontrar na função de treinador, algo muito comum na série, mas com excelentes conselhos para a vida. Entre as dificuldades encontradas para fazer o Boston Celtics voltar ao brilho de antigamente, alguns truques e desafios, dentro e fora da quadra, falando muito também sobre nos dias atuais. E até a explicação sobre Ubuntu que é bem interessante.

O segundo episódio é com a treinadora de futebol feminino Jill Ellis, da escolha por um esporte que tinha um nicho pequeno de recreação até o profissionalismo, problemas em um esporte em rápida evolução, qual o limite de um massacre em campo, assim como uma justa conquista que ecoou até em terras brasileiras.

O terceiro episódio é com José Mourinho, um treinador digamos...de personalidade bem forte... Mas curiosas crenças sobre trabalho, grupo e resultados. É um dos capítulos mais interessantes seja pela construção do personagem que no fundo sabemos que ele construiu ao longo do tempo, e alguns treinadores tentam, mas não conseguem mais do que uma patética cópia.

O quarto episódio temos Patrick Mouratoglou que viu da frustação de não conseguir ser um jogador de tênis profissional a inspiração para torna-se um analítico treinador, às vezes passional, às vezes um pouquinho mentiroso, mas definitivamente um dos melhores na sua profissão para fazer frente a grandes atletas que passaram por sua vida.

E o quinto e último dessa temporada é com Dawn Staley, a treinadora que depois de uma excelente carreira como jogadora, ganhou fama em construir na no time de basquete Carolina do Sul uma tradição de competividade. E esse episódio não deixa a peteca cair contando toda a persistência, empenho, a questão racial, assim como a fascinante ligação com a comunidade do time. 

Resumindo, com diferentes tipos de personalidade, mas todos orientados à grande desempenho, enorme pressão, pessoal e externa, fazendo história em vários momentos, mesmo com um certo ar de autoajuda sempre presente, evitando grandes polêmicas, porém focando em bons conselhos que as pessoas comuns podem levar sobre liderança e trabalho em grupo fazem sim valer a pena assistir essa pequena série documental. Esperando já a segunda temporada. Disponível na NetFlix.

PS:E falando em treinadores, se puder conferir o divertido Ted Lasso que de certa forma é antítese de algumas coisas ditas aqui. Hehehe...Mas não todas. Ela foi analisada aqui nesse link.

Por fim, vale ver no contexto do documentário a entrevista que chamou atenção de tanta gente há pouco tempo atrás.



E claro, o trailer da primeira temporada...




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)




Nenhum comentário