Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Mosul(2019)

Em um corrido, emocionante e de certa forma único filme, acompanhamos um grupo de policiais em uma missão contra ISIS, mostrando o enorme preço da guerra. Confira curiosidades, virtudes e defeitos dessa produção dos irmãos Russo, na crítica abaixo

No final o que importa é a missão final


Nota IMDb: 7,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Mosul
Criadores: Matthew Michael Carnahan(com produção executiva dos irmãos Russo)
Estrelas:   Adam Bessa(como Kawa),  Suhail Dabbach(como Jasem), Qutaiba Abdelhaq(como Kamal), Waleed Elgadi(como Afsahani), entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr

Antes de tudo, acredito que vale lembrar algumas coisas. Logo depois da invasão do Iraque, Al Qaeda se fez mais presente, com várias colaborações, porém um grupo se mostrava tão radical que a mesma deixou de colaborar com eles, que era justamente o Estado Islâmico, que a partir daqui vamos chamar de Daesh. O mesmo foi se estruturando e tomando corpo ao longo do tempo tanto no Iraque como na Síria, até entre 4 e 10 de junho de 2014, em uma campanha relâmpago, eles conseguiram capturar um grande terreno e a terceira maior cidade do Iraque chamada Mosul que era composta de uma maioria árabe, curdos, turcomanos e também católicos. 

Todo o esforço em reconstruir o que restou do Exército Iraquiano, com novos veículos, armas e bases, mesmo assim como problemas sérios de corrupção e falta de infraestrutura do país, tudo isso caiu por terra com um grande número de deserções quando o Daesh em 2014 conquistou a cidade e declarou Mosul como sua capital no Iraque. Para piorar a situação, além de todo armamento perdido, os campos de petróleo garantiam uma fonte de renda para essa ocupação. Resistindo até certo ponto, ficou apenas um grupo de policiais que foram formados pelos boinas verdes americanos chamado de SWAT da província de Nineve. Com o tempo eles foram expulsos da cidade e seus parentes foram caçados. Alguns anos depois eles voltaram e querem vingança.

Em 2016 começou uma campanha militar de uma aliança de improváveis aliados, tendo as formas iraquianas, milícias , tropas curdas, forças dos EUA, França, Reino Unido e até o Irã, todos juntos contra um inimigo em comum: o Daesh. Iniciando em março de 2016, esse novo capítulo se estenderia até 16 de outubro de 2017. É no final dessa campanha que por fim trata o filme, que nasceu de um artigo publicado no New Yorker chamado The Desperate Battle to Destroy ISIS(por curiosidade o mesmo foi lançado antes do final da ofensiva, 6 de fevereiro de 2017). 

Quanto ao filme, que mostra um jovem e recém ingressado policial resgatado de um ataque a uma delegacia sendo recrutado a um grupo que tem uma missão, que ninguém quer falar para ele de que se trata, o início meio lento contrasta com o cansaço, perigo e devastação da cidade, vamos conhecendo a história daquele grupo, assim como uma rápida dinâmica de todos os envolvidos no conflito. 

Acredito que o grande problema do filme é que ele é corrido ironicamente para o cenário complexo que foi essa guerra. Uma minisérie seria o mínimo para tentar arranhar a realidade do que aconteceu. E claro, isso não é possível em um filme de uma hora e quarenta e um minutos. Contudo, em termos de ação, possibilidade de narrativa iraquiana(assim como ele ter sido todo falado em árabe), importância e até reflexão das consequências desse conflito, realmente passa fácil na pergunta de "o mundo precisa de mais um filme como esse?". Sim... Mesmo com o problema da superficialidade, vale como homenagem e alerta do que ocorreu lá.

Resumindo, o filme é uma simplificada homenagem aos que lutaram contra o Daesh, permitindo uma outra perspectiva, contudo, muito simplificada frente a complexidade do que ocorreu lá. Esperamos que com tempo o próprio povo iraquiano possa contar essa história com mais tempo, e principalmente como algo passado e superado. Vale conferir mesmo sendo violento, triste e com uma comovente revelação no final. Disponível no NetFlix.

Se ficou interessado sobre o assunto, talvez para compreender melhor, vale a pena ver o documentário que ganhou vários nomes de mesmo nome. Pena que não está no momento disponível na Amazon Prime. 


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário