Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:BNA(2020)

Esperado e comparado com outros projetos, esse exuberante anime conta a história de uma menina que vira uma feral e tenta uma vida nova em uma cidade onde todos são assim. Porém, vai descobrir que nem tudo é o que parece. Confira mais detalhes na crítica abaixo, sem spoilers.

Essa cidade é o bicho! :)


Nota IMDb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2020
Diretor: Sumire Morohoshi e Yoshimasa Hosoya
Estrelas: Sumire Morohoshi(como Michiru Kagemori), Yoshimasa Hosoya(como Shirou Ogami),  Gara Takashima(Barbaray Rose), Maria Naganawa(como Nazuna Hiwatashi), entre outras estrelas
Crítica: Dissonant

Produto do muito bem falado estúdio Trigger, esse anime tem como premissa uma realidade onde há os chamados ferais, criaturas que tem como normal sua forma animal, porém que podem se transformar na forma humana ao seu bel prazer, mas por causa disso são hostilizados e mantidos depois de muita confusão em uma cidade chamada Animalia, e é justamente para onde vai a protagonista Michiru quando um dia ela se transforma em feral e não consegue voltar a sua forma "normal".

Há toda um fácil comparação com Zootopia ou a sua série irmã Beastars, porém seria mais justo considerar a mesma com sua própria personalidade. E para tanto há grandes virtudes e alguns defeitos ou pontos de melhora. E como acabamos de fazer um paralelo, Beastars é mais adulto, tem um história com mais sutilezas e menos naniquista. Porém isso também pode ser um traço de estilo por optar em focar em outros assuntos. E sim, há pontos de contato entre as duas. Inclusive você pode acessar a crítica de Beastars, também disponível no NetFlix, primeira temporada, aqui.

A série aborda questões como preconceito, amizade, religião, racismo, eugenia e co-existência entre diferentes. A própria natureza de Michiru, que pode ser sim encarada como uma hibrida, incomoda o perfeitinho e herói Ogami, e a também oscilante natureza dela de acreditar, porém sempre com aquela perguntinha na cabeça de "será?" mostra uma interessante característica da personagem que o enredo sabe aproveitar. Porém...

Há falhas em algumas escolhas, como a super simplificação de algumas situações na série(pode ter sido a redução do formato de 24 para apenas 12 episódios? Quem sabe...), previsibilidade de algumas reviravoltas, e ironicamente de tão simples que é o enredo, os personagens de suporte acabam sendo fortalecidos. Inclusive não consegui fugir do clichê de considerar como melhor episódio quando a protagonista acaba sendo recrutada à um time de baseball,  chamado Greedy Bears. Também o final queima tantas pontes que fica a grande dúvida sobre o direção a série vai tomar no futuro.

Como virtudes a trilha sonora(tirando a musica tema que toca tantas vezes que acaba sendo gasta um pouco), as cenas de lutas, a estética exagerada, porém apropriada para o universo criado, a escolha de cores, tudo isso conta como um grande plus, porém alguns vão ficar com a impressão de ainda não chegou lá onde poderia. E toma algumas ousadias até políticas com uma interessante mensagem final(estamos falando de um anime japonês), porém quadrada demais na condução da história.

Resumindo, é uma divertida, simples, leve, muito bem animada, porém um pouco previsível e didática até demais. Quase nada fica de mistério ou pontas, quase sendo a primeira temporada um projeto praticamente auto contido. Alerta à alguns: tem musiquinhas cantadas! :) Disponível na NetFlix.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário