Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Greyhound - Na mira do inimigo (2020)

Um prato cheio para os fãs de Tom Hanks e de filmes de guerra naval
                                                                                                                  
Nota IMDb: 7,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Greyhound
Ano de Lançamento: 2020
Diretor: Aaron Schneider
Estrelas: Tom Hanks, Stephen Graham, Elisabeth Shu
Sinopse: Após décadas de carreira, um dedicado oficial da Marinha (Tom Hanks) finalmente ganha o comando de um navio militar. Lutando contra inimigos, mas também contra suas próprias dúvidas, o capitão busca provar que aquele é mesmo seu lugar.
Crítica: Michael

Sou um grande fã de Tom Hanks e admiro sua capacidade de se adaptar a diferentes tipos de papéis, sejam mais dramáticos como em 'Forrest Gump', mais cômicos como em 'Splash' ou até mesmo românticos como em 'Mens@agem para Você'. Porém há tempos que ele não atua em um filme de guerra e fiquei até surpreso em saber que foi ele quem escreveu este filme 'Greyhound', uma produção original da Apple TV+ que é situada na Segunda Guerra Mundial e tem excelentes momentos dramáticos e de ação para os amantes de filmes de guerra, principalmente os que se interessam pelas batalhas marítimas.

A história é baseada em um romance de C.S. Forester e mostra um capitão de navio de guerra americano que é recém promovido a comandante e em sua primeira viagem precisa escoltar navios cargueiros para atravessar um trecho do oceano que é assolado pelos famigerados Uboats alemães na Segunda Guerra. Apesar de não sabermos muito do seu passado, temos alguns aspectos de sua persona revelados aos poucos e principalmente a sua luta para se afirmar na posição de comando e ganhar a confiança de seus comandados diretos e também dos demais navios que ajudam na proteção do comboio. Tom Hanks faz um excelente trabalho em representar a sua angústia e sua forma firme, justa e humana de comandar. Talvez a única grande falha do roteiro seja a de apresentar os alemães  de maneira totalmente impessoal como máquinas frias de guerra (nenhum sequer aparece no filme), mas até isso é aliviado pela forma respeitosa com a qual o personagem de Hanks reage a suas vitórias.

Em termos de batalhas e efeitos especiais o filme não deixa nada a desejar em relação às produções de ponta de Hollywood. Tudo é tão bem feito que em vários momentos ficamos na dúvida do que é real e do que é digital, ainda que os famosos truques de névoa e pouca luminosidade tenham sido usados para facilitar essa imersão. Não faltam momentos emocionantes que irão gerar tensão e o ritmo é bem intenso até uma conclusão satisfatória. Temos aqui um prato cheio para os amantes de guerras navais e confesso que fiquei perdido em vários momentos com os termos náuticos, mas aos poucos fica mais claro e o filme faz um excelente trabalho em trazer auxílios visuais para explicar o que está acontecendo.

Em tempos onde não temos novas estreias nos cinemas são os serviços de streaming que estão providenciando as novidades e este filme é uma amostra de que estão fazendo um excelente trabalho. Em Greyhound nós temos um ótimo filme de guerra que está muito acima do padrão que se tem para "home video" com produção de primeira e uma história cativante liderada por um Tom Hanks inspirado.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário