Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Meat the Future (2020)

Um interessante documentário sobre uma alternativa promissora para a produção de carne
                                                                                                                     
Nota IMDb: 8,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2020
Título original: Meat the Future 
Criadores:  Liz Marshall
Estrelas: Bruce Friedrich, Steve Myrick, Michaela Walker
Crítica: Michael

O crescimento estrondoso da população mundial no último século (passamos de 2 bilhões para 6 bilhões de habitantes) foi acompanhado de um aumento insustentável do consumo de recursos naturais. Um desses recursos é a carne animal e sua exploração trouxe consequências devastadoras para áreas florestais que precisaram ser desmatadas para dar lugar a pastos. Com uma previsão de colapso desta indústria em menos de 50 anos, nós precisamos buscar alternativas sustentáveis para continuar permitindo o consumo de carne. Este documentário trata exatamente de uma dessas promissoras alternativas.

O documentário acompanha a história de Uma Valeti, um cardiologista indiano que abandonou sua profissão atrás de uma visão: criar uma alternativa para o consumo de carne sem precisar criar e sacrificar animais. Surge então a empresa Memphis Meats que desenvolveu um inovador processo de criação de carne em laboratório, a partir de células que são "alimentadas" e cultivadas in vitro e geram um resultado praticamente idêntico ao consumo do próprio animal. Eles inclusive desenvolveram técnicas para reproduzir as estruturas de fibras e gordura dos principais tipos de carne para deixar elas o mais próximo possível do produto in natura.

Fugindo um pouco do estilo tradicional, este documentário não traz um narrador, mas sim depoimentos dos envolvidos e filmagens de reuniões e eventos que mostram o desenvolvimento do processo de cultivar carne em laboratório. Mesmo assim, a mensagem fica bem clara que de realmente é preciso investir em soluções alternativas como esta e outras já mais conhecidas, como a de criar carnes a partir de produtos de origem vegetal, para garantir que será possível alimentar toda a humanidade no futuro.

De qualquer forma, ainda se trata de uma técnica cara e que tem um enorme desafio para atingir grande escala e um preço competitivo. Porém, como mostrado no documentário, a resistência por parte da indústria de carne tradicional é uma amostra de que eles estão no caminho certo e podem se transformar em uma alternativa viável para o futuro. Sem dúvidas uma excelente recomendação para quem quiser saber mais sobre o assunto.

FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário