Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Bebês em Foco (2020)

Uma série monótona, mas que traz descobertas interessantes sobre o primeiro ano de vida dos bebês

                                                                                                                                                                  
Nota IMDb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Babies
Sinopse: Um olhar sobre como os bebês aprendem e descobrem no seu primeiro ano de vida.
Crítica: Michael

Quem tem ou já teve filhos pequenos sabe que o primeiro ano de vida é um dos momentos mais difíceis para os pais, principalmente porque não sabemos muito como os bebês processam as coisas e aprendem já que eles ainda são incapazes de se comunicar verbalmente. A verdade é que a ciência ainda está "engatinhando" no que diz respeito a solucionar este mistério, mas já existem vários estudos no tema. Esta série documental original do NetFlix mostra exatamente esses estudos e os ensinamentos que eles trazem ou prometem oferecer no futuro.

Cada um dos seis episódios irá focar em um ou mais estudos que buscam decifrar o primeiro ano de vida de um bebê. Além de uma explicação básica do que levou o pesquisador a iniciar o trabalho, são mostrados os detalhes de como tudo é feito com os bebês e os resultados obtidos. Em paralelo, acompanhamos o desenvolvimento de alguns bebês que foram acompanhados desde seu nascimento até o seu primeiro ano de vida e a mudança na dinâmica familiar após sua chegada. Este formato é seguido em todos os episódios e acaba deixando a série um pouco engessada e tediosa, principalmente quando se perde muito tempo em alguns detalhes de observação desnecessários. Além disso, alguns estudos e seus resultados chegam a ser duvidosos e muitos pais mais experientes irão questionar sua validade, como por exemplo um que mostra que os recém-nascidos já são capazes de se locomover e são colocados em uma espécie de skate onde parecem mais de debater e ocasionalmente se movimentar do que estarem agindo conscientemente.

Ainda assim, vários estudos apresentados são bem interessantes e trazem novidades que são realmente inesperadas. Um deles mostra que, ao contrário do que se pensava, os bebês não crescem continuamente dia a dia, mas sim possuem "picos de crescimento" seguido de dias ou semanas sem crescer. Outro estudo interessante mostrou que os bebês estimulam a produção de ocitocina, hormônio que gera o "desejo de cuidar" da criança e cria o vínculo dela com os pais, mesmo em homens ou em pais adotivos. Em outro episódio, ficou provado que bebês que são criados com mais liberdade para se "sujar" ou ter contato com animais possuem muito menos chance de desenvolver alergias ou doenças respiratórios graves.

Se você estiver esperando por um guia prático de como entender e cuidar melhor do seu bebê, certamente ficará decepcionado. De qualquer forma, esta série traz algumas descobertas bem interessantes e que ajudarão alguns pais a olhar seus filhos de forma diferente. Mais do que isso, ela mostra que este ramo da ciência humana é extremamente promissor e ainda tem muitos mistérios a serem desvendados e que podem nos ajudar a cuidar melhor dos bebês para que eles cresçam e tenham uma vida mais saudável.

Disponível no NetFlix

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário