Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Pandemia(2020-?)

Escapando do sensacionalismo, essa série foca na primeira temporada de 6 episódios nas diferentes formas de evitar uma nova epidemia que resulte em trágicos resultados para a Humanidade. Confira mais detalhes abaixo

Indo além do oportunismo de uma crise


Nota IMDb: 6,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Pandemic: How to Prevent an Outbreak
Ano de Lançamento: 2020
Sinopse: De diferentes formas de combate, vários funcionários de saúde se esforçam, muitas vezes com grandes sacrifícios, em vários lugares do mundo, para evitar que doenças virem um problema ainda maior ou até um risco a existência humana.
Crítica: Dissonantbr


A primeira reação a uma série dessas é que ela vai ser ou alarmista, oportunista ou simplesmente mal feita/com informações erradas. Surpreendentemente essa série vai por outro caminho. Nascida do alerta de vários profissionais de saúde que destacavam que o monitoramento, treinamento e combate à doenças, nos diferentes níveis(municipais, estaduais, nacionais e internacionais) estariam muito abaixo de uma das possíveis ameaças biológicas que o nosso estilo de vida atual pode enfrentar, ganhou ainda mais força depois de uma palestra de Bill Gates justamente sobre isso em um TED lá em 2015. A mesma, superinteressante, pode ser vista aqui embaixo


Pegando essa ideia como base, o documentário mostra um período previsivelmente problemático que é o inverno onde os casos de gripe ao redor do mundo geram em um ano mais de um bilhão de casos e matam mais de 650 mil pessoas. Assim, filmado em 2018 e até novembro de 2019, o filme assusta sim pela coincidência até certa forma do documentário. Mas ao longo do mesmo, por vários exemplos, todos concordavam que algo como o que temos visto atualmente iria acontecer em algum momento, sendo que essa crise em si não deve ter surpreendido a todos, menos as mulheres anti-vacinas.

Dentro desse contexto, uma gestora de políticas públicas de Nova York, uma médica de um hospital público dos EUA, uma aposentada que ajuda refugiados a terem vacinas, um médico indiano que trabalha em um hospital particular e público, um pesquisador que coleta amostra de morcegos, frangos e pessoas no Egito, um profissional de saúde tentando controlar um surto de Ebola no Quênia, um oficial responsável por alertar a OMS de algum tipo de ameaça global, uma mãe que não acredita nas vacinas e pesquisadores que procuram uma vacina contra todo tipo de gripe montam um interessante mosaico sobre como, porquê ,as limitações sobre doenças, pessoas e seu estilo de vida e crenças. É tanto que a série acerta de que o lugar mais provável de origem de uma nova crise seria a China, de que as grandes concentrações de pessoas favorecem novas doenças, seja pelo confinamento ou consumo inapropriado de animais silvestres, fácil transito de pessoas ,  despreparo governamental e o alto risco para os profissionais que venham a combater uma situação dessas. E claro, falhas na cobertura vacinal(quando ela existe).

Alias muitos ficaram incomodados no foco em vários momentos da série sobre em que acreditam ou a relação das pessoas com alguma religião. Provavelmente isso se deve a uma condução um pouco arrastada da série que talvez apresenta as pessoas em destaque, talvez no sentido de reality show, que conta negativamente. Inclusive a série erra muitas vezes em não se aventurar em mostrar conceitos científicos importantes para o público como sobre a história da vacinas, como elas são feitas hoje em dia, os critérios de liberação(que são levemente abordados para a startup que está atrás de uma vacina revolucionária), etc, dando sim a impressão de oportunidade perdida.

Contudo, a série é surpreendentemente informativa e com um timing assustador frente ao surto de uma nova variante coronavírus, agora com o nome oficial de Covid-19, longe de um apelo fácil para o sensacionalismo ou especulações. A série também surpreende ao denunciar o fechamento de hospitais públicos nos EUA, questiona a capacidade em uma crise série do sistema de saúde global , além de emocionantes homenagens aos profissionais de saúde que sacrificam muito para o bem comum. Pelo conteúdo, mesmo com os problemas de ritmo e produção, vale a pena ser vista. Disponível no NetFlix. O trailer abaixo está em inglês, porém a série esta com legendas em português sem problemas no serviço de streaming.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário