Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:O Relatório(2019)

Em um ousado e tenso filme baseado em fatos reais, há toda uma epopeia em expor más condutas da CIA na guerra ao terror, compondo uma importante capitulo da história recente e com ecos até os dias atuais. Confira mais detalhes, sem spoilers, na crítica abaixo.

Porque a verdade importa


Nota IMDb: 8,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Report
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Scott Z. Burns(Diretor de filmes tensos como Contágio(2011), Terapia de Risco(2013), O Ultimato Bourne, e produtor de Uma Verdade Inconveniente(2006))
Estrelas:   Adam Driver(como o determinado Daniel J. Jones), Annette Bening(como a senadora Dianne Feinstein), Corey Stoll(como Cyrus Clifford), Jon Hamm(como o parlamentar Denis McDonough),  Maura Tierney(a analista da CIA Bernadette), entre outras estrelas
Sinopse: Para trazer a luz os métodos e resultados da chamada Guerra ao Terror pela CIA um assessor de uma senadora passou 5 anos pesquisando e mais dois refinando um relatório que pode  ser explosivo. Será que parte do sistema vai e como irá reagir?
Crítica: Dissonantbr

Uma questão clássica de concursos é a pergunta se o Congresso é fiscal do governo. Sim, tanto aqui no Brasil, assim como no EUA. E há órgãos bicamerais para execução de acompanhamento de operações complexas ou sensíveis à segurança nacional. E lá no EUA a coisa é ainda mais séria, sendo que ele é composto de um igual equilíbrio entre os dois partidos tal grande é a importância da tarefa. Contudo, há situações que esse órgão que deveria conseguir observar e indicar correções em toda a máquina pública simplesmente tem dados ocultados ou simplesmente negados. E esse é o dilema principal do filme.

Adam Drive como o idealista analista e assessor de uma senadora consegue, ainda de forma resumida, nos conduzir a um conjunto gigantesco de investigações que consumiram mais de 7 anos da vida dele  e que tinha como epicentro o 11 de setembro e a chamada bala de prata apresentada pela CIA: métodos melhorados de interrogatórios... Porém, os resultados dessas novas técnicas além de polêmicos, na verdade deixaram muito a desejar.

Claro que o filme é controverso, como ele mesmo cita várias vezes, por se aproximar da polarização política, vazamentos de informações por pessoas de dentro como Edward Snowden, ou mesmo o questionamento se o método da série 24 horas realmente substitui toda uma técnica clássica de investigação. Até um certo filme que ganhou vários Oscars é mencionado aqui...:P. Contudo é desafiador em mostrar que uma estrutura que passou por vários governos e tem toda a cara de ainda estar lá não está nem aí para o que diz a lei e os resultados desastrosos falam por si.

Resumindo, em uma tarefa difícil de sumarizar tanta coisa que aconteceu desde dos ataques, o filme consegue instigar o espectador sobre os sinistros aspectos de um Estado dentro do Estado, a luta daqueles em retronar o império da lei e a reflexão do que acontece hoje em dia. Vale pelo simples motivo de que várias coisas que ainda acontecem no mundo estão bem relacionadas ao que se fala nesse filme. Disponível na Amazon Prime e indicado ao Globo de Ouro.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário