Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Grandes Momentos da Segunda Guerra Mundial em Cores (2019)

Uma oportunidade imperdível para relembrar esses fatos marcantes e trazer à memória as lições que nunca deveriam ser esquecidas

                                                                                                                                                                  
Nota IMDb: 8,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Greatest Events of WWII in Colour 
Criadores: Alan Griffiths, Tom Harberd, Phil Hunt
Estrelas:  Derek Jacobi, Geoffrey Wawro, James Holland 
Crítica: Michael

Em termos de impacto geopolítico e de perdas humanas não há dúvidas de que a Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história moderna. Com milhões de mortos de ambos os lados e atos de crueldade perpetrados pelos aliados e pelo eixo, esta guerra dividiu o mundo e deixou marcas profundas que são sentidas até hoje. Esta nova série documental do NetFlix traz os eventos mais importantes dessa guerra com filmagens impressionantes restauradas em cores e em alta resolução. Com uma produção excelente, narração memorável e valiosos depoimentos de especialistas de ambos os lados, esta é sem dúvida uma oportunidade imperdível para relembrar esses fatos marcantes e trazer à memória as lições que nunca deveriam ser esquecidas.

A série é dividida em dez episódios que seguem uma certa ordem cronológica retratando desde seu prelúdio, onde a Alemanha estava tentando se recuperar do Tratado de Versalhes após sua derrota na Primeira Guerra Mundial e sendo liderada por um movimento de extrema direita encabeçado por Adolf Hitler, até seus momentos finais com a derrota e rendição do Japão após o lançamento das duas bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki. Cada um desses episódios traz momentos e batalhas históricos como o "Dia D", Pearl Harbor e Hiroshima, com uma estrutura que alterna as filmagens restauradas acompanhadas de uma excelente narração com entrevistas de especialistas, combatentes e vítimas. Sem dúvidas o grande chamariz da série são as imagens restauradas e de fato estamos diante de um verdadeiro tesouro histórico. Sem a censura política, temos acesso a imagens que são chocantes e tristes, mas que servem para lembrar a todos dos horrores de uma guerra em escala mundial e da necessidade de evitar que uma nova se repita. Claro que, na época, apesar dos avanços em veículos e aeronaves, as grandes batalhas ainda eram travadas no "corpo a corpo" e por isso as mortes eram muito numerosas de ambos os lados. Ainda assim, o fato de hoje ser um drone que dispara bombas não diminui o impacto humanitário do lado atingido.

Com uma qualidade alta em quase todos os episódios, fica difícil escolher os melhores. Ainda assim, em uma guerra em que teoricamente tínhamos a democracia e liberdade (aliados) contra a opressão e tirania (eixo), decidi destacar três episódios que retratam momentos de crueldade protagonizados pelas três grandes potências do conflito:

1) Bombadeio de Dresden: com a efetividade de sua força-aérea e um comandante sem preocupações humanitárias, o Reino Unido decidiu fazer um bombardeio avassalador em uma cidade histórica da Alemanha chamada Dresden, sem distinção entre alvos militares e áreas habitadas por civis. O resultado foi uma cidade em ruínas e dezenas de milhares de civis mortos em um dos momentos mais vergonhosos dessa guerra;

2) Libertação de Buchenwald: ainda que a perseguição aos judeus fosse algo evidente, nenhum dos aliados tinha real noção das atrocidades que estavam acontecendo nos campos de concentração. Apenas após a retomada da Polônia é que os primeiros campos foram descobertos e os horrores do extermínio em massa foram revelados ao mundo. Talvez este seja o maior exemplo de discriminação e crueldade da história da humanidade com milhões de judeus mortos pelos nazistas com a justifica de purificação da raça humana.

3) Hiroshima: com a Alemanha já derrotada e a disputa pela liderança mundial já se apresentando como capitalismo versus comunismo, era só uma questão de tempo até o Japão ser derrotado. Com a resistência em sua rendição e o desejo de evitar mais perdas de tropas americanas, o presidente americano decidiu autorizar o lançamento de duas bombas nucleares em áreas civis do Japão, causando dezenas de milhares de mortes e uma tragédia humana que traz cicatrizes até hoje. Se quiser saber mais detalhes deste evento terrível, recomendo um outro documentário que comentamos aqui.

Sendo assim, um dos grandes trunfos desta série, além de sua excelente qualidade de produção e significado documental, é mostrar que em uma guerra nem tudo é tão "preto-no-branco" como parece e o que se sobressai é o conflito entre interesses divergentes. O fato é que esta série é um prato cheios para todos os interessados em saber mais desse terrível conflito e uma chance de relembrar maus exemplos de preconceito extremo e crueldade fria para que todos possam refletir e evitar que algo assim se repita.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário