Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:A Lavanderia(2019)

Com grande elenco, diretor especializado, orçamento decente e um tema mega explosivo(crimes de lavagem de dinheiro, offshores, e em especial o escândalo dos chamados Panamá Papers) , esse filme que deveria ser série dá certo? Confira conosco os erros e acertos dessa obra na crítica abaixo

Para onde vai o dinheiro quando ninguém está olhando?


Nota IMDb: 6,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Laundromat
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Steve Soderbergh(que já pegou polêmicas como o novo O Relatório de 2019, bizarrices como Now Apocalype(2019), Magic Mike XXL(2015) e o premiado Beats(de 2019), Onze Homens e um segredo e roterista do Desinformante também)
Estrelas:  Gary Oldman(como o bizarro filho de alemão Jürgen Mossack), Antonio Banderas(como antes idealista Ramón Fonseca), Meryl Streep(como velinha com tanta energia como as de Copacabana Ellen Martin), James Cromwell(como azarado Joe Martin), Melissa Rauch(saindo da bolha The Big Bang Theory como Melanie), Jeffrey Wright(como safado Malchus Irvin Boncamper),  Sharon Stone(como corretora), entre outras estrelas.
Sinopse: Fortemente inspirado no estilo do agora velho A Grande Aposta(2015), em um tragicomédia bem didática e repicada por vários fatos reais, uma sátira e importante crítica são feitas ao Sistema que proporciona a festa para tanta lavagem de dinheiro no mundo.
Crítica: Dissonantbr


Infelizmente hoje não é um exagero dizer que o mundo sofre com problemas de controle externo tanto nas atividades monetárias privadas, como governamentais. Ah um claro enfraquecimento dos órgãos de cooperação(quem dúvida, é só procurar o que aconteceu com o diretor geral da Interpol recentemente), e apesar de cada vez mais frequentes denuncias de escândalos(Vaticano, Panamá, Oderbrecht que é uma figura importante no filme, entre outras cositas),  há cada vez mais a ideia de que o Sistema deve ser o mais livre possível, permitindo um desenvolvimento mundial.

Desculpe gastar só um minutinho nesse assunto, mas é fundamental para o melhor aproveitamento do filme. Maior cooperação e controle podem de fato gerar dúvidas ao direito de privacidade do cidadão(se não feitos de forma transparente e não universal), porém já foi mais que provado de que grandes esquemas de lavagem de dinheiro servem ao tráfico internacional, a grandes roubos ao erário público de vários países(e sim, há ricos nesse conjunto seja permitindo a lavagem, seja como fuga de impostos ou simplesmente fruto de crimes diversos). Essas atividades não só aumentam ainda mais a concentração de renda no planeta, assim como são um risco sistêmico do próprio funcionamento e estabilidade capitalista. Ah é, inclusive comunista. ;)

Voltando ao filme, visitando desde o começo da Humanidade até a criação e deturpação do crédito, o filme tem como espinha dorsal a história tragica de Ellen(com a impressionante Meryl Streep) como fio condutor de uma série de absurdos que aconteceram, e como o filme fala, ainda acontecem e pelo visto vão se perpetuar durante algum tempo.

Para não ficar muito chato, há comparações, explicações, quase faltando gráficos, sobre como algo relativamente simples pode fazer tanto estrago a tanta gente. Curiosamente às vezes doura a situação, principalmente com gente pesada como a China, outras deixa muita coisa no ar ou apenas para quem já conhece o assunto, como a história do HSBC e crimes também abordado no capítulo Cartel Bank da série também da NetFlix Na Rota do Dinheiro Sujo que curiosamente não teve nova temporada...:P

Resumindo, vai incomodar muita gente pelas relações políticas por um lado, mas também pela constatação do tão pouco foi feito para que não continue acontecendo. E aí vem um importante detalhe: o filme saiu agora também para forçar o debate para as eleições americanas e os compromissos dos candidatos com esse problema. O por quê? Tem que assistir o filme até o final para descobrir... Vale sem dúvida, disponível no NetFlix. E é melhor conhecer do que não entender um porquê de estarmos onde estamos.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário