Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: It -Capítulo Dois (2019)

Um bom filme de terror que sofre para dar um desfecho e fugir da sombra do talentoso elenco mirim do primeiro
                                                                                                                  
Nota IMDb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: It Chapter Two
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Andy Muschietti
Estrelas: Jessica Chastain, James McAvoy, Bill Hader
Sinopse: 27 anos depois dos eventos de "It - A Coisa", Mike (Isaiah Mustafa) percebe que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) está de volta à cidade de Derry. Ele convoca os antigos amigos do Clube dos Otários para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas. Mas quando Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Ritchie (Bill Hader), Ben (Jay Ryan) e Eddie (James Ransone) retornam às suas origens, eles precisam se confrontar a traumas nunca resolvidos de suas infâncias, e que repercutem até hoje na vida adulta.
Crítica: Michael

Com o enorme sucesso que o filme de 2017 conquistou, o que inclusive fez ressurgir interesse em adaptações das obras de Stephen King, claro que a expectativa com a segunda parte de 'It' era gigante. Porém, como o próprio filme faz questão de salientar em vários momentos em forma de piada (provavelmente para já aliviar sua barra), nunca é fácil terminar uma boa história. Aqui não é diferente e o filme pena para achar um desfecho digno ao se arrastar demais e dividir o clímax final em vários momentos. De qualquer forma, ainda estamos diante de um bom filme de terror com um elenco de primeira e que sem dúvidas elevou o padrão em termos das adaptações recentes de King.

A história mostra o "clube dos otários" vinte e sete anos depois de terem enfrentado Pennywise pela primeira vez e um deles que ficou em Derry, Mike, convocando os demais para um novo confronto após o retorno do palhaço assassino. Para o elenco de adultos temos nomes de peso como James McAvoy e Jessica Chastain, mas quem rouba a cena mesmo é Bill Hader como o hilário Ritchie. O problema é que eles são representados de uma forma que nos faz questionar seu suposto amadurecimento e, tirando a independência financeira e o fato de estarem crescidos, eles continuam se comportando da mesma forma que suas versões mirins, com os mesmos medos e limitações. Isso retira bastante da empatia que eles poderiam gerar e o fato deles terem "esquecido" como derrotar Pennywise acaba soando mais como truque barato para repetir as mesmas situações de antes. Para piorar, o elenco mirim continua muito presente em diversos flashbacks e acaba roubando a cena e jogando uma sombra gigante sobre os adultos. Isso para mim é a prova de que esta história foi na verdade escrita com foco nas crianças e o próprio filme parece reconhecer isso ao trazê-las de volta com papel tão significativo.

Ainda assim, o filme consegue construir vários momentos de suspense e susto genuínos que fogem um pouco dos clichês baratos. A interpretação de Bill Skarsgard como Pennywise continua extremamente poderosa e desconfortável para o espectador e os momentos mais assustadores são os que usam essa sua performance de uma maneira mais prática e menos apoiada em efeitos especiais. Por falar nisso, o filme tem uma quantidade imensa de efeitos digitais, algo já esperado para esta segunda parte, mas a qualidade deixa a desejar em alguns momentos. Felizmente, a escolha para a "forma verdadeira" de Pennywise para o confronto final foi bastante acertada e muito melhor do que a da mini-série da década de noventa.

No entanto, a duração do filme acaba ficando muito grande e ele sofre para encontrar um desfecho interessante. Em vários momentos vai parecer que o filme está acabando ou perto de acabar, mas a história ressurge e se estica novamente. Como nunca li o livro, não sei se é algo que também acontece na versão escrita, mas mesmo se for o caso poderia ter sido melhor tratado na conversão para a telona.

De qualquer forma, se você gostou do primeiro filme e principalmente do elenco mirim que interpretou o "clube dos otários", certamente irá gostar do fato deles estarem de volta e com grande participação. O elenco adulto tem qualidade e faz o que pode com o material entregue, principalmente Bill Hader que serve como o alívio cômico do filme. E mesmo com quase três horas de duração, este filme mantém o espectador acordado e é uma experiência recompensadora de cinema. Ao elevar o padrão de adaptações recentes de Stephen King, este filme também faz mais ao criar expectativa do que está por vir neste quesito. Bom material não falta, com certeza.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário