Anúncio 1

Últimos Posts

No Netflix:Missão no Mar Vermelho(2019)

Uma surpreendente história real, um canal de streaming e um diretor Israelense vão a um bar. Será de lá sai um bom filme? Confira o que sai daí na crítica abaixo

"Homens negros em perigo"? 

Nota IMDb: 6,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Operation Brothers / The Red Sea Diving Resort
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Gideon Raff
Estrelas:   Michael Kenneth Williams(como o idealista Kabede Bimro), Chris Evans(como o Ari Levinson que é basicamente o Capitão América do filme...:/), Greg Kinnear(como um americano "passeando"), Ben Kingsley(como o chefe que critica, mas dá um jeito), Haley Bennett(ainda como Jennifer Lawrence genérica), Chris Chalk(como o que não tá pra brincadeira Coronel Abdel Ahmed), entre outras estrelas.
Sinopse: Uma missão de resgate de um grupo de pessoas que o mundo inteiro não se importava. Menos alguns poucos agentes de uma das mais letais agências de inteligência do mundo.
Crítica: Dissonantbr

Quem viveu nos anos 80, claramente vai lembrar do Show Live Aid, que teve recentemente uma excelente representação no Bohemian Rhapsody(apesar dos problemas no filme, essa parte é muito boa porque é só seguir o "real"...:))). Só que o povo esquece que a campanha foi basicamente para ajudar um país que sofria com uma guerra civil que resultou em fome e genocídios assistidos pelos países basicamente de forma passiva durante vários anos:a Etiópia, Só que tem um detalhe muito interessante nesse país.

O que pouca gente sabe é que há uma comunidade muito antiga de judeus na Etiópia que aos trancos e barrancos ia vivendo até que em 1979 eles foram sistematicamente caçados e o país entrou em franca convulsão(e o Zimbabwe hoje em dia vai bem nesse caminho infelizmente hoje em dia. Só o sangue que ainda não jorra. Ainda...). E um deles conseguiu entrar em contato com um representante do governo israelense.

E é esse fato que dá inicio a esse filme que tem uma excelente história de tentativa de resgate de um povo que ninguém se importava menos um pequeno conjunto de agentes da Mossad(que ironicamente, a lá bem Onze Homens e Um Segredo, são convocados entre missões de assassinato), um comando nada convencido da possibilidade de sucesso e refugiados que fariam de tudo para voltar para Jerusalém(dada a precedência).

Pois bem. O filme tem problemas em saber o que vai virar. Se vira um Argo, um filme leve que o eterno Capitão América parece se sentir bem, ou um filme tenso como Hotel Ruanda. E o final é um filme ok, mas com forte enfase no "inspirado em fatos reais" do início. Do elenco, mesmo com a beleza de Haley Bennett, é Chris Chalk que domina como o Coronel sinistro, principalmente na cena do jantar. O cenário, as estrelas e o orçamento só fazem maior aquela impressão de que é uma história que implora por um diretor melhor e roteiro mais ágil. Isso sem querer entrar na polêmica que não existiria se a história fosse melhor desenvolvida de homens brancos salvando os indefesos negros. Sinceramente a história é bem mais complicada do que isso...

Resumindo, é um filme ok como um pouco de suspense, como de curiosidade, mas nem de longe faz jus a realidade pesada dos fatos, assim como fantástica e tão diferente atitude frente à refugiados o mundo tinha na época. Torcer para um remake para alguns anos no futuro.




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário