Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Forza Horizon 4 (PC)

Nosso veredito sobre este jogo que representa o pináculo da franquia e, por que não, do gênero
                                                       
Plataforma: PC
Metascore: 88 (User Score: 7.7) - Até o dia da postagem


Quem gosta de jogos de corrida com uma pegada mais arcade e que ficou órfão após o fim da série Burnout e a decadência da franquia Need for Speed certamente conhece e gosta de Forza Horizon. Eu confesso que só comecei a jogar na terceira iteração, mas em compensação foi um dos jogos de corrida nos quais mais gastei horas. Pois bem, após ganhar de presente do meu co-editor de blog o quarto e mais recente jogo da série (thanks man!!!) e investir dezenas de horas andando pelo gigantesco mapa e correndo em diversas modalidades, finalmente posso dar meu veredito sobre este jogo que representa o pináculo da franquia e, por que não, do gênero.

O jogo segue a mesma fórmula estabelecida e você terá um mapa imenso e variado para andar livremente e fazer corridas de todos os estilos, seja no asfalto, na lama e até na neve. O jogo agora se situa em um "ambiente inglês" e mistura a arquitetura e vegetação das terras britânicas de uma maneira espetacular. Porém, sem dúvidas o grande diferencial agora veio no conceito de Estações. Após atingir um certo número de pontos você entra no sistema de estações que é massivo e igual para todos os jogadores do mundo. O jogo alterna as quatro estações do ano, que são muito bem definidas na Inglaterra, fazendo com que as pistas possam sem reutilizadas em condições completamente diferentes de neve, chuva ou tempo claro. Isso faz com que, de fato, você tenha quatro mapas gigantescos e cheios de detalhes próprios que irão exigir habilidades diferentes para serem superados, aumentando bastante a longevidade do jogo.

Em termos de carros, o jogo continua com uma biblioteca infindável de veículos detalhados de maneira doentia, tanto de fora quanto internamente. Além da adição de novidades como o McLaren Senna, temos velhos conhecidos e carros icônicos para atender todos os gostos dos aficionados por velocidade. Também não faltarão carros clássicos abandonados em celeiros escondidos pelo mapa, o que adiciona um elemento de exploração bem interessante para o gênero. Apesar de já começar com uma garagem recheada (graças a ter ganhado a versão Ultimate), o jogo ainda me obrigou a garimpar outros carros para poder competir em todas as categorias, mas tudo dentro de um ciclo de desafio bem balanceado.

No que diz respeito ao que fazer, o jogo tem conteúdo de sobra para todos os gostos. Além dos épicos e impressionantes desafios de corridas contra máquinas espetaculares (desta vez temos um trem e um hovercraft, dentre outros) que são abertos à medida que se avança, temos os eventos de estação e também os eventos single player comuns. Dentre estes, destaques para os desafios de taxi (que me lembraram a série Crazy Taxi) e para os desafios que revivem momentos históricos de alguns jogos (gostei demais do que relembra o clássico OutRun). Isso sem falar dos eventos multiplayer. Sobre este assunto, vale um parênteses. Eu joguei muito pouco online, mas não foi por falta de tentativa. Em quase todas as vezes que tentei não consegui e fiquei esperando vários minutos em vão. Das poucas vezes que consegui, fui recebido por uma corrida bugada e que travava no meio. Inclusive uma vez eu entrei num desafio online de várias corridas e saí depois da primeira, mas ainda assim o jogo me deu uma bolada de dinheiro desproporcional que deixou minha vida muito mais tranquila e só não estragou a experiência porque eu já havia avançado toda a campanha normal.

No quesito de gráficos o jogo é simplesmente fantástico. Eu joguei a versão de PC e com uma máquina boa você conseguirá extrair gráficos impressionantes se comparados à concorrência. O que mais chama a atenção é a forma como eles conseguem extrair tanto do hardware, permitindo por exemplo jogar com uma resolução de 4k 60fps sem precisar de uma máquina que custaria um rim.

Como disse antes, quem é fã do estilo de corrida arcade já deve conhecer esta franquia e certamente já possui Forza Horizon 4 em sua biblioteca, caso contrário estará perdendo uma das melhores experiências do gênero, tanto em termos de visual como de jogabilidade. Ainda que o multiplayer tenha me decepcionado (talvez por conta de problemas na minha rede ou nos servidores nacionais), a quantidade imensa de conteúdo single player proporcionará diversão por inúmeras horas. Isso sem falar das expansões Blizzard Mountain e Lego Speed Champions já disponíveis e que adicionam ainda mais variedade e conteúdo.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário