Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Arctic (2018)

Um 'Náufrago' com mais realismo e menos humor que deixa uma marca no gênero de sobrevivência
                                                                                                       
Nota IMDb: 7,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Arctic
Ano de Lançamento: 2018
Diretor: Joe Penna
Estrelas: Mads Mikkelsen, Maria Thelma Smáradóttir, Tintrinai Thikhasuk
Sinopse: Depois de um tempo preso no meio do Ártico, um homem (Mads Mikkelsen) aguarda ansiosamente o seu tão esperado resgate. No entanto, a operação em questão resulta em um grave acidente e ele precisa decidir se continua em seu abrigo, a espera de uma nova tentativa de salvamento, ou segue a sua jornada sozinho, arriscando sua vida nos caminhos desconhecidos do lugar mais frio do mundo.
Crítica: Michael

Os filmes de sobrevivência costumam trazer uma história de superação e todo o drama envolvido nesse processo. Porém, a forma como isso é feito pode variar bastante de um para o outro: podemos ter uma abordagem mais positiva e até bem humorada, como em 'Náufrago' com Tom Hanks; ou uma pegada bem mais pesada como em '127 Horas' com James Franco. Este filme 'Arctic' pode ser colocado em um ponto intermediário e, ainda que tenha muitas semelhanças com o clássico de Tom Hanks em termos de trama, ele tem uma abordagem mais realista e dramática sem praticamente nada de humor. Isso, porém, não é um demérito, muito pelo contrário.

A trama mostra um homem já preso no ártico após uma acidente de avião. Nós já o encontramos relativamente bem adaptado e com uma rotina de sobrevivência bem estabelecida e metódica, inclusive com tentativas de pedir socorro. Quando uma missão de resgate finalmente aparece, mas é mal sucedida, ele precisa decidir se vai continuar esperando ou se vai se arriscar em uma jornada para atravessar um dos ambientes mais hostis do planeta. Como disse antes, tudo isso é apresentado com um nível de realismo impressionante e é ainda elevado pela atuação magnífica de Mads Mikkelsen ao ponto de parecer que estamos diante de um documentário e não de uma obra de ficção. Claramente o filme é bastante limitado em termos de orçamento, mas ainda assim a produção é de primeira quando não depende de efeitos digitais e as locações são de tirar o fôlego e elevam o drama apresentado. As semelhanças mencionadas com o 'Náufrago' são muitas, inclusive com a presença de um tipo de "Wilson" que afeta as decisões tomadas pelo protagonista. No entanto, aqui o humor fica de lado e temos um retrato muito mais dramático da luta pela sobrevivência, apego à vida e força de vontade. A própria decisão de não contar como o protagonista entrou nessa situação ou qualquer outro evento do seu passado reforçam esse foco apenas na parte da sobrevivência.

Mas nada disso funcionaria bem se o ator escolhido não fosse capaz de convencer ao demonstrar todas as emoções envolvidas. Em um filme praticamente sem diálogos, Mads Mikkelsen mostra ser um mestre em exibir emoções sem palavras e cimenta o realismo apresentado. Além disso, sua entrega física ao papel é louvável e realmente ele deve ter sofrido bastante durante as filmagens extremamente penosas na neve.

Quem gosta desse tipo de filme precisa dar uma chance para esta nova oferta no gênero que é o estado da arte do conceito homem versus natureza. Vale dizer que não haverá nenhuma cena pesada e que possa espantar os mais sensíveis. Ainda assim, o drama estará presente e extremamente eficaz reforçado por uma atuação fantástica do protagonista, construindo um novo clássico de sobrevivência capaz de inspirar e gerar reflexão sobre força de vontade e a importância da vida em uma época como a nossa onde, infelizmente, ela parece ser tão desprezada.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário