Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:O Caso Marwan - Suicídio, ou assassinato?

Envolvendo uma polêmica personalidade na História de Israel e do Egito, um jornalista perspicaz, mas com claros problemas de ego, um agente de inteligência e duas guerras. E algumas teorias sobre sua suspeita morte. Confira mais na crítica abaixo

A natureza de quem morreu explica a morte estranha


Nota IMDb: 6,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Spy Who Fell to Earth
Ano de Lançamento: 2019
Diretor:  Tom Meadmore(um diretor focado em documentários ainda sem grande impacto)
Roterista:  Tom Meadmore
Estrelas: Basicamente figuras históricas como Henry Kissinger, Muammar Gaddafi, Ashraf Marwan(a pessoa chave nessa história), Ahron Bregman(o jornalista que percebeu um grande furo de notícia), Anwar Sadat, Yossi Melman, Zvi Zamir, Mona Marwan(como a viúva), entre outras personalidades. 
Sinopse: Pessoa chave que sabia muito bem o que ocorreu nas duas grandes guerras do Egito com Israel, por uma boa sacada de um jornalista, fica exposto e logo em seguida é morto em Londres em circunstâncias muito estranhas. Suicídio ou assassinato? E por quê?
Crítica: dissonantbr

Confesso que não sou grande fã de histórias de espionagem por exigirem um pouco mais de paciência. É também o caso aqui. Baseado no livro do Dr Ahron Bregman, o documentário chama para dar sua visão pessoas chave no serviço de inteligência de Israel, assim como os poucos do lado egípcio para falar sobre algo que virou um tabu: o que de fato ocorreu na Guerra dos Seis Dias, assim como Yor Kippur? E qual foi o real papel de uma personalidade presente aos fatos que culminaram nesses dois eventos?

O filme tem como virtude a muito interessante história de uma pessoa que era nova na família mais importante da história moderna do Egito, assim que mantinha um fluxo de informações devidamente pagas por Israel, como espião. Só que a grande pergunta do filme, se ele era ou não um agente duplo, rende curiosas situações de sinuca intelectual para várias pessoas. Do lado egípcio seria admitir que uma das maiores derrotas militares daquele país tiveram origem em um ato de traição, ou que os israelenses teriam sido enganados em um jogo de grandes sacrifícios para uma armadilha perfeita.

Também é mérito do filme claramente o problema do ego do jornalista, contrariando toda ética jornalistica de não revelar sua fonte, ainda mais um espião que ainda estava vivo, colocando sua vida e do relevado em risco. É estranho perceber o conflito no Dr Ahron que claramente resultou na morte do agente.

Como defeitos, a ego-trip em cima da vida daquele que foi o grande furo de notícia do Dr Ahron, um ritmo que poderia ser mais constante(aliás há vários rewinds(voltas) literais no filme... Você vai se acostumar), sendo uma barreira para alguns.

Resumindo, vale muito a pena conhecer a história desse que realmente pode ter sido o agente duplo mais famoso da história dos conflitos do Oriente Médio e ter sido a origem do Príncipe Verde, lá de 2014, com o review aqui do blog. Tome uma xícara de café e chegue as suas próprias conclusões nesse curioso documentário. Disponível no momento desse post no NetFlix.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário