Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Vingadores - Ultimato (2019)

Confira o que achamos deste "épico de super-heróis" na nossa análise livre de spoilers!
                                                                                                       
Nota IMDb: 9,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Avengers: Endgame 
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Anthony Russo, Joe Russo
Estrelas: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo 
Sinopse: Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores têm de lidar com a perda de amigos e entes queridos. Com Tony Stark vagando perdido no espaço sem água e comida, Steve Rogers e Natasha Romanov lideram a resistência contra o titã louco.
Crítica: Michael

Como diria o grande Rocky Balboa, "a luta só acaba quando soa o gongo final". Pois bem, chegamos ao fim da batalha dos vingadores contra Thanos em um filme que também serve como desfecho para tudo o que aconteceu até aqui no universo cinematográfico da Marvel (MCU). Da mesma forma como em "Guerra Infinita", este filme tinha uma tarefa hercúlea de trazer todos os heróis desse universo e dar um fechamento satisfatório a tudo que aconteceu antes. Felizmente, este "épico de heróis" faz isso muito bem e vai ainda além, trazendo uma história inteligente e emotiva, ação de primeira e pontas suficientes para uma continuidade do universo no cinema.

O filme pega exatamente de onde o último parou, com o universo em frangalhos após o sucesso de Thanos. Neste cenário, os heróis sobreviventes precisam se juntar e encontrar uma forma de superar o tirano e reverter toda a destruição que ele causou. Dizer mais do que isso seria correr o risco de estragar surpresas e este é o tipo de filme que merece todas elas. Sendo assim, se esforce ao máximo para evitar quaisquer spoilers e a sua experiência será muita mais marcante. No entanto, é possível dizer que o roteiro é bastante inteligente e consegue, mesmo que dentro de uma "lógica fantástica de quadrinhos", resolver todas as pontas de uma maneira interessante. Alguns momentos demandarão um salto de fé maior, mas não devemos ser muito exigentes com um filme desse gênero. O fato é que o roteiro ousou bastante ao assumir uma alternativa que gerou uma necessidade de produção gigantesca e o filme consegue se sustentar e se sobressair mesmo diante de um desafio tão impressionante.

Não faltarão também momentos emotivos, principalmente para aqueles que acompanham esses heróis desde o começo. O filme encontra uma forma de prestar uma digna homenagem a tudo que já foi feito nestes últimos onze anos e irá causar arrepios ou até lágrimas nos fãs. Claro que existem vários "fan services" e alguns até gratuitos, mas isso não chega a afetar o ritmo e nem o cerne do filme. O humor também continua bem intacto, ainda que o tom do filme seja bem mais dramático.

Um dos grandes méritos dos diretores, os irmãos Russo, foi conseguir juntar todos os heróis e dar uma oportunidade para cada um brilhar. Justificadamente, os "Vingadores originais" recebem maior destaque, afinal é o fim do seu ciclo e provavelmente a formação de uma nova equipe daqui para a frente. Chris Evans e Robert Downey Jr. são os grandes protagonistas e carregam essa responsabilidade com louvor através das atuações mais marcantes de seu tempo no MCU. Destaque também novamente para o Thanos de Josh Brolin, ainda que ele tenha bem menos tempo de cena desta vez.

Também é importante destacar a qualidade e o poder das cenas de ação. Apesar do escopo gigantesco, o filme trará batalhas emocionantes e efeitos especiais de primeira que irão levar o público ao delírio. Muitos podem dizer que existe um excesso de uso dos elementos digitais, mas ao meu ver eles foram usados apenas quando necessário e , ainda que a qualidade de alguns momentos deixe a desejar, não vejo como poderia ser diferente. Mais uma vez também temos uma trilha sonora excepcional conduzida pelo mestre Alan Silvestre e que remete a toda a saga dos heróis no MCU.

Certamente estamos diante de um filme que é um divisor de águas e que irá repercutir e gerar comentários pelos próximos anos. Ao terminar uma era de sucesso iniciada em 2008 com o primeiro filme do Homem de Ferro, ele também prepara um novo terreno fértil para que este universo continue a prosperar. Alguns fãs talvez saiam frustrados com certas decisões tomadas, mas eu não consigo imaginar uma forma melhor de fechar este ciclo. O filme faz isso tão bem que até parece que tudo já estava planejado desde o princípio. Sendo assim, a ausência de cenas extras me parece acertada, não só para prestar o devido respeito ao que está acabando, mas também para manter em aberto o que está por vir. Com a possível chegada dos X-Men, Quarteto Fantástico e outros heróis que estavam na Fox para este universo, com certeza o futuro parece promissor. Após este retumbante soar do gongo final, que venha uma nova era.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário