Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: God of War 4 (PS4)

Uma obra de arte digital que surpreende com uma história madura  e um universo fantástico, combate interessante e conteúdo de sobra
                                                         
Plataforma: Playstation 4
Metascore: 94 (User Score: 9.1) - Até o dia da postagem


Apesar de todo o sucesso da franquia God of War, confesso que considerava as aventuras de Kratos como algo do passado e nem esperava que a Sony fosse tentar reavivar essa chama. Quando o quarto jogo foi anunciado, minha expectativa era baixa porque acreditava que a primeira trilogia havia encerrado bem a história e seria quase impossível uma continuação explorar algo interessante. Porém, quando as primeiras informações do jogo começaram a ser mostradas, isso foi mudando até o ponto do seu lançamento e da recepção quase unânime da crítica e do público abraçando o jogo. Como fã da franquia, não poderia ficar de fora e agora que terminei também me sinto compelido a deixar minha opinião sobre um dos melhores jogos da atualidade.

De maneira muito inteligente, os criados também perceberam que as aventuras de Kratos no Olimpo já estavam esgotadas e decidiram mudar ele para a mitologia nórdica. Agora mais envelhecido e com um filho, a recém morte de sua esposa obriga ele a encarar de vez a figura paterna e também embarcar com o menino em uma jornada para espalhar as cinzas da mãe do pico mais alto de Midgard. Em todo o trajeto, eles irão cruzar com criaturas dessa mitologia e com alguns deuses de Asgard, mas fica claro que desta vez os criadores pouparam algumas figuras maiores para possíveis continuações. Quem já jogou The Last of Us vai ver muitas semelhanças da forma como Kratos interage com seu filho Atreus e como isso é incorporado ao jogo. Essa dinâmica paterna proporciona os melhores momentos do jogo e eleva o nível de maturidade da franquia ao tratar de temas bem mais profundos o interessantes ao invés de ser apenas um pano de fundo para ação desenfreada.

Mesmo assim, se engana quem acha que vai faltar ação. Apesar da grande mudança de perspectiva do jogo, que agora é da visão "sobre o ombro" de Kratos, o combate continua bastante interessante e visualmente impactante. O elemento tático ficou muito mais apurado e é preciso aprender a defender e a esquivar para garantir a sobrevivência. A nova arma de Kratos, o machado Leviatã, é simplesmente sensacional e abre inúmeras possibilidades de abordagem ao combate. Mais na frente da história ele também volta a brandir suas famosas Lâminas do Caos e a receita está completa. A forma como o jogo também incorporou as armas na resolução de puzzles foi bem interessante e inteligente. Outro destaque é o sistema de progressão de Kratos e Atreus, com inúmeras skills e um sistema de inventário de deixou o jogo com uma ar de RPG e aumentou bastante as opções de personalização, possibilitando inclusive especializações diferentes. Junte tudo isso ao fato de Kratos agora habitar um mundo aberto e não vão faltar motivos para ver influências de outros jogos como Dark Souls.

No departamento de gráficos, o resultado também agrada bastante aos olhos. Mesmo jogando no modelo padrão do PS4, para mim ficou claro que se trata de um jogo de última geração e que não perde em nada para os melhores títulos de PC em termos de gráficos. Quem tiver televisão com suporte a HDR também não pode deixar de habilitar no jogo. O vasto mundo aberto tem cenários variados e habitados por diferentes inimigos. Alguns confrontos mais épicos, algo característico da série, estão presentes e são de encher os olhos. Em termos de música, o jogo continua com uma trilha orquestrada magistral e que intensifica tanto os momentos de ação quanto os mais emotivos.

Fica difícil não recomendar este jogo para qualquer um com um PS4, mesmo para quem não conhece a série. É simplesmente uma obra de arte digital que surpreende com uma história madura  e um universo fantástico, combate interessante e conteúdo de sobra. Mesmo depois de terminar a história principal ainda restarão vários desafios e missões paralelas para entreter por muito tempo. Os fãs da série ainda terão várias referências ao passado da franquia e a chance de ver um Kratos muito mais experiente e sábio. Uma grande revelação no final do jogo deixará muitos de cabelo em pé e também criará uma enorme ponta para uma continuação que deve sair apenas para a próxima geração da Sony. O fato é que fiquei bastante satisfeito e surpreso com o resultado e sem dúvidas a franquia foi renovada e se encontra  mais forte do que nunca e pronta para continuar gerando excelentes jogos.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário