Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:O Banqueiro da Resistência(2018)

Uma Holanda ocupada, mas com uma resistência atuante precisa de dinheiro. Como fazer tudo isso sem levantar suspeitas? Confira essa e outras questões interessantes no review abaixo





Nota IMDb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2018
Nome Original: Bankier van het Verzet
Diretor: Joram Lürsen(fazendo seu maior sucesso até agora)
Estrelas:  Barry Atsma(como o herói em sua jornada Walraven van Hall), Jacob Derwig(como o irmão que tem juízo Girs van Hall), Raymond Thiry(o má influencia Van den Berg), e um monte de gente famosa...na Holanda! :)).
Sinopse: Um país ocupado, pessoas sumindo, a esperança também. E uma resistência cada vez mais ousada. Quem poderia ajuda-los?

Um dos lugares do novo jogo BattleField V, a Holanda foi palco de uma resistência esperta, articulada e muito persistente. E tudo isso, como fala muito bem esse filme, custa dinheiro. Mesmo com a promessa do governo legítimo real iria pagar, esse é um país essencialmente bancário. As bolsas de valores nasceram ali. E como seria possível enganar um outro povo extremamente metódico contavelmente(alemães)? Todos brasileiros falariam: "Fácil. É só fazer caixa dois e tudo fica entre amigos". E aí vem a parte mais surpreendente do filme.

Sem fazer spoilers, aqui vemos dois irmãos banqueiros, Walraven e Gijs van Hall que tinham uma confortável e tranquila vida até se envolverem na resistência que aplicava golpes na máquina de ocupação, porém queriam um financiamento suficiente para vôos cada vez maiores para a resistência. E tudo isso exigia dinheiro que estava lá do outro lado, na Inglaterra. E para piorar, como são holandeses, o mais interessante seria deixar o menor número de registros possíveis(ok, isso lembra algo...mas vamos voltar ao filme), mas não eles!!!  E aí entra a genialidade do filme e o quão peculiar é essa história.

Um filme que teve grande comoção no país natal, superando vários records da industria local, em uma história muito pouco contada e curiosamente tem lá sua humildade: mostrou, com uma forma muito sensível, a questão dos judeus(foram mais de 100 mil) e a "mágica" de grande parte da população em ser "surpreendida" com o destino daqueles que embarcavam nos vagões rumo a campos que ninguém voltava.

Uma curiosidade que é uma simplificação no filme, para não matar o espectador com detalhes gerando tédio, o esquema de lavagem de dinheiro era muito mais complexo do que o apresentado, envolvendo dezenas de diferentes companhias.

Resumindo, é um interessante relato de como um povo que inicialmente não teria muito a perder vai percebendo e agindo contra uma máquina que parecia ser invencível, com um grande preço a ser pago para aqueles que tinham tanto, menos a liberdade. No momento desse post o mesmo se encontra no NetFlix. Vale conferir sem dúvida. E convenientemente temos a parceria involuntária do excelente Nerdologia no excelente filme abaixo.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário