Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Infiltrado na Klan(2018)

Um novato na polícia de uma cidade nos anos 70 decide se infiltrar na Ku Klux Klan. Detalhe que ele é negro. Confira o que acontece, no novo filme de Spike Lee


"...e a arte de identificar a cor de alguém em uma ligação"


Nota IMDb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2018
Nome Original: BlacKKKlansman
Diretor: Spike Lee(diretor engajado na luta contra o preconceito racial, é o responsável por Faça a Coisa Certa, Malcom X, Ela Quer Tudo, o remake americano de Oldboy e A Última Noite, entre outras obras )
Estrelas:  Alec Baldwin(como Dr Kennebrew Beauregard), John David Washington(que é filho de Denzel, mas tem experiência até como produtor(como o O Livro de Eli), aqui é o bem intencionado  Ron Stallworth), Topher Grace(o eterno Eric do That 70's Show aqui é o não muito inteligente(em vários aspectos) David Duke), Adam Driver(com o corajoso Flip Zimmerman), Laura Harrier(como a ativista Patrice Dumas),  outras estrelas.
Sinopse: Querendo mudar a realidade de dentro do sistema, um novato na força policial vê a oportunidade de entrar na KKK local e identificar a real ameaça para a segurança pública daquela cidade.

Na semana da Consciência Negra, o calendário de estreias escolheu bem esse mais novo filme de Spike Lee, que ultimamente não andava com muita coisa para se orgulhar. Baseado na bizarra, mas real história de como um negro entrou na representação local da Ku Klux Klan e enganou a muitos, com a ajuda de seu colega de força policial, que era judeu, e ainda ajudou a alertar sobre o real perigo dessa organização.

Com brincadeiras com o chamado blaxploitation(exagero comum nos filmes dos anos 70 sobre virtudes físicas de negros), músicas e vestuário, assim como toda a problemática da Guerra do Vietnã e o custo financeiro e em vidas, o diretor tomou a liberdade de puxar os fatos que na verdade ocorreram em 1979 para 1972, inclusive para aumentar algumas críticas que se mantem atuais. Mesmo assim, o filme toma um cuidado para não deixar um clima chato, ainda que o ritmo seja quase um passeio sobre o estilo de vida negro e a tensão racial, bem regada a muitos sucessos e um jeitão quase "The Get Down". E aproveitando bem o argumento de que "com o homem branco certo, podemos fazer qualquer coisa"...:)))

Contudo, o maior trunfo do filme, conduzindo essa estranha, mas basicamente real história que destacou algo que muitos acreditavam como não uma real, concreta, ameaça a vida de muitos, é interessante constatar o final em Charlottesville, muitos anos depois, documentadas por muitas imagens ainda frescas de lamentáveis imagens.

Outro momento, que é uma quase vingança, é a explicação da importância negativa do filme "Nascimento de uma Nação", filme que fez o diretor ser praticamente expulso do curso de cinema em NY, ligando sobre importantes e tristes momentos na história da luta de direitos. Isso, mas algumas coisinhas, faz desse um filme interessante para ser lembrar dos riscos de nossos dias.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário