Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez: Cobra Kai (2018 - ??) - Primeira Temporada

Uma nova forma de reviver clássicos reacendeu meu amor a uma franquia cujo retorno me parecia impossível
                                                                                                                                              
Nota IMDb: 9,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Criadores: Josh Heald, Jon Hurwitz, e Hayden Schlossberg
Estrelas:   Ralph Macchio, William Zabka, Courtney Henggeler

Geralmente eu torço o nariz para a tentativa de reviver clássicos do cinema, principalmente quando já se passaram mais de trinta anos da estreia inicial. Isso me soa mais como desculpa para  a falta de criatividade e  para capitalizar com a nostalgia. Desta forma, a ideia de reacender a rivalidade central do primeiro Karate Kid através de uma série de dez episódios do YouTube Red(um serviço pago que traz alguns "plus a mais") me pareceu fadada ao fracasso. Nunca estive tão feliz de estar errado.

O seriado mostra como Daniel e Johnny estão nos tempos atuais: o primeiro, um bem-sucedido empresário com uma família unida e feliz; o segundo, ainda preso aos fantasmas do passado e à derrota que mudou sua vida e tentando se encontrar. Quando seus destinos os unem mais uma vez, eles precisarão lidar com esses conflitos ainda não resolvidos. A grande sacada dos criadores foi inverter o papel dois dois que foi apresentado no primeiro filme: Johnny se mostra um alvo de bullying e Daniel passa a ser aquele que "tira-onda" e usa seu poder para intimidar. Além disso, a profundidade dada a seus personagens é algo nunca visto antes na franquia, fazendo com que eles tenham motivações e reações muito mais humanas. O amor ao material original é irradiado em cada cena, principalmente nas partes em que se fazem flashbacks dos filmes anteriores ou se usa a mesma trilha sonora clássica. Felizmente, tudo isso é feito sem que o saudosismo seja uma muleta e a historia realmente prende o espectador nessa jornada que eleva a outro patamar de qualidade figuras tão amadas pelos fãs do filme original. Até mesmo as tão temidas "atualizações" para agradar ao público jovem atual não comprometem em nada, gerando inclusive muitas piadas interessantes dos fatos e costumes da época do primeiro filme.

Em termos de elenco, claro que se destacam Ralph Macchio e William Zabka, mas a minha maior surpresa foi com o segundo. Nunca imaginei que o "ator de um filme só" teria algo novo para oferecer e o via realmente como apenas um rostinho bonito no filme. Ledo engano. O Zabka de hoje, talvez por canalizar também coisas do passado, nos entrega um Johnny muito mais humano e a ideia de contar sua história mostrando que na verdade ele também foi uma vítima é uma forma inteligente de provar que sempre há dois lados da moeda. Tanto que ele agora se vê como alvo de bullying e treinando os "nerds" da escola para aprenderem a reagir. Já Ralph Macchio comprova que nasceu para o papel de Daniel e parece ter dormido no formol, se mostrando muito em forma e convencendo nas partes físicas. Seu personagem também passa por um arco interessante e que faz referência a pontos cruciais de seu passado. Além disso, temos excelentes e respeitosas homenagens ao saudoso Pat Morita (Miyagi) e outras participações especiais interessantes. O elenco jovem é muito bom, com destaque para Xolo Maridueña, aprendiz de Johnny. O único que parece pouco à vontade é Tanner Buchanan, o aprendiz de Daniel, que se sobressai apenas nas partes físicas.

Com um final que serve para fechar uma jornada de auto-conhecimento para os dois protagonistas, a série termina em alta e ainda deixa uma boa ponta para possíveis novas temporadas. Não há como deixar de recomendá-la para os fãs do filme original e para a nova geração disposta a conhecê-lo. Com a recepção extremamente positiva dos espectadores e da crítica, a segunda temporada inclusive já foi encomendada. Talvez isso sirva até para começar uma nova tendência e tenhamos outras chances de rever clássicos da nossa infância. Neste aspecto, a opção de uma série parece adequada por proporcionar o tempo suficiente para reapresentar o conteúdo e desenvolvê-lo com o cuidado e respeito necessários.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário