Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Vingadores - Guerra Infinita (2018)

Dez anos e dezoito filmes depois, será que a convergência do MCU conseguiu corresponder à montanha de expectativa que foi criada?
                                 
Confira a seguir na nossa análise SEM SPOILERS
                                                                                                                                                                   
Nota IMDb: 9,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Avengers: Infinity War
Ano de Lançamento: 2018
Diretor:  Anthony Russo, Joe Russo
Estrelas:  Robert Downey Jr., Chris Evans, Chris Hemsworth, Chadwick Boseman e "toda a torcida do flamengo"
Sinopse: Thanos (Josh Brolin) enfim chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes.

Dez anos e dezoito filmes depois, finalmente chegamos ao ponto de convergência do universo cinematográfico da Marvel (MCU) e o fim da "fase 3". E pensar que toda esta gigante máquina de fazer dinheiro com engrenagens bem lubrificadas começou em um já longínquo 2008 com um filme ousado de um herói de "2ª classe" da Marvel, em uma cena extra que mencionou uma tal de "iniciativa dos vingadores". Pronto, estava criado o conceito de um universo cinematográfico interligado. Depois de tantas preparação, a montanha de expectativas formada para a saga das jóias do infinito comandada por Thanos se transformou em um obstáculo quase insuperável. A boa notícia é que os irmãos Russo fizeram um ótimo trabalho espremendo todos os limões que precisavam, mesmo que tenhamos apenas "metade da jarra de suco" agora.

Ainda que Thanos tenha sido mostrado várias vezes (inclusive com visuais um pouco diferentes) em pequenas cenas de outros filmes do MCU, a sua verdadeira apresentação estava agendada para este filme, que mostra sua busca para juntar as seis jóias do infinito e conseguir concretizar seu plano de destruir metade do universo para permitir seu equilíbrio. Fico grato em dizer que a "maldição do vilão" da Marvel foi quebrada mais uma vez e Thanos é, na minha opinião, o melhor vilão já apresentado no MCU, com uma presença de tela sem igual que rouba todas as cenas em que participa de um filme que, de forma pura e simples, é sobre ele. E isso só é possível pela excelente qualidade dos efeitos especiais e captura de movimento que conseguem traduzir bem a atuação marcante de Josh Brolin. Ele consegue trazer uma carga emocional e um carisma que são muito raros neste tipo de vilão "ultra poderoso".

Não faltam também cenas de batalha e o filme tem um ritmo muito intenso e que faz as quase três horas de projeção passarem bem depressa. O também já famoso e esperado humor dos filmes da Marvel está presente e muito efetivo. Os efeitos especiais, presentes em quase todas as cenas, são em sua maioria muito bons, com exceção de alguns soluços que parecem "trabalho de estagiário". A trilha sonora de Alan Silvestre é fantástica e intensifica bastante os momentos mais agitados sem esquecer as poucas paradas para tomar fôlego e rir um pouco.

Os irmãos Russo já provaram em 'Capitão América: Guerra Civil', que são muito bons em dividir o tempo de projeção entre os personagens e dar a todos uma chance de brilhar. Mesmo tendo um desafio hercúleo em suas mãos desta vez, com praticamente todos os heróis do MCU juntos, eles mais uma vez conseguem distribuir muito bem os holofotes. Claro que alguns personagens, principalmente os "membros fundadores", dispõe de mais tempo, mas isso não prejudica o desenrolar dos arcos dos coadjuvantes. A minha maior decepção foi com o papel dado a Bruce Banner (e consequentemente ao Hulk), servindo muito mais como alívio cômico.

Claro que nem tudo é perfeito e fiquei particularmente incomodado com uma escolha polêmica do fim do filme, que traz um sacrifício de certa forma vazio e que soa muito mais como um truque barato para chocar os fãs. De qualquer forma, fiquei bastante satisfeito com o resultado final e ansioso para ver a conclusão da saga no ano que vem. Como disse antes, diante da montanha de expectativas criadas, era impossível agradar a todos e acredito que poderia ter sido muito ruim. Basta lembrar de 'X-Men: Apocalipse', um filme com um vilão bastante semelhante e que fracassou totalmente em se conectar com o público de uma forma significativa. A tão esperada "cena extra" existe e é uma das mais empolgantes dos últimos filmes, servindo para dar um bom "teaser" do que está por vir no MCU. Para a alegria dos fãs, a máquina continua lubrificada e não tenho dúvidas que este filme irá quebrar recordes de bilheteria. O futuro também promete várias alternativas, principalmente com a tão sonhada incorporação dos X-Men ao MCU após a aquisição da FOX ser concluída. Sem dúvidas é um bom momento para os fãs de super-heróis da Marvel e de suas representações no cinema.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário