Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Mercury 13(2018)

Nesse instigante documentário, vemos a aventura de um grupo de mulheres para ter acesso ao Espaço e todas as surpreendentes consequências disso

"Muita coragem para enfrentar o preconceito e superstição"


Nota IMDb: 6,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Mercury 13
Ano de Lançamento: 2018
Diretor: David Sington(diretor experiente em filmes sobre o Espaço como Moon Machines e Nova(?!) e ironicamente o documentário The Fear of 13) e Heather Walsh(também experiente e parceira em outros projetos com Sington, mas também participando do Mission Control:The Unsung Heroes of Apollo)
Estrelas:   Myrtle Cagle, Jerrie Cobb, Wally Funk e entre outras estrelas.
Sinopse: Em uma verdadeira jornada, um grupo de extraordinárias mulheres decidem lutar pelo óbvio e natural direito de participar da Expansão Espacial. Com a ajuda da ciência, conseguiram provar que era não só uma ideia viável, porém não contavam com a força do preconceito que só depois, muitos anos depois, foi parcialmente quebrado. 


Como sou fascinado por documentários sobre o Espaço e a Corrida Espacial, adicionei com prazer esse novo documentário da NetFlix, porém com a desconfiança de como seria tratado esse delicado assunto. Para minha surpresa, mesmo com um ou outro momento com problemas de ritmo, fui muito bem surpreendido.

Com farto acervo de filmes da época, fotos e depoimentos, vemos ao longo dos anos as primeiras aviadoras, o serviço inestimável, ainda que cercado de preconceitos na Segunda Guerra(nos EUA, no chamado Women Airforce Service Pilots,  elas não poderiam participar do combate, coisa que não ocorreu na Rússia, por exemplo), e inclusive como pilotas de testes, inclusive os jatos, naturalmente muitas desejavam participar daquela que prometia ser a grande aventura do século XX: a exploração do Espaço.

E claro, a primeira desculpa é que a própria natureza do corpo feminino não permitiria tal participação, a qual um doutor, Lovelance II decidiu verificar se era real ou não. O resultado veio como uma bomba para uma situação onde os Soviéticos estavam bem mais avançados. 

Com alguns momentos que pedem um pouco mais de paciência, mesmo assim é um documentário que presenteia com lindas imagens e histórias de determinação, surpreendentes fatos e reviravoltas, com um curioso presente para os fãs da série Stranger Things, porém também mostram as consequências grandes para o movimento feminista e uma linda conclusão ao final do filme. Vale sem dúvida, principalmente porque sepulta o argumento fraco de ser apenas uma "cota". Um documentário válido para um momento pré-febre espacial para Marte e além.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário