Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez:O Mecanismo(2018-)

"Fake news", "soft porn", partidário, mal feito, desserviço, uma série com claros objetivos políticos, ou simples diversão? Ou algo maior? Confira o que achamos da primeira temporada desse polêmica série.


Se for ver essa série, que seja de forma rápida que nem tirar casca de ferida.

                                                                                                                                                                   
Nota IMDb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2018
Diretor: José Padilha
Estrelas:  Selton Mello, Caroline Abras(como a policial osso duro Verena Cardoni), Otto Jr(como o Juiz Paulo Rigo), Antonio Saboia(como Dimas), Enrique Diaz(como o antagonista doleiro Roberto Ibrahim), entre outras estrelas
Sinopse: Policiais determinados, corruptos intocáveis, milhões/bilhões, a Justiça duvidosa, e um mecanismo que moía pessoas. E um país de ficção ou não? Tudo por causa de um doleiro...


Essa série, como era esperado, vem causando muita polêmica. Esperada por muitos, odiada por vários(há até uma campanha de boicote ao NetFlix), ela supostamente vinha com a assinatura de José Padilha, logo com altas doses esperadas de realismo. Contudo, por força de algo bem forte, vai ver medo de processos, vários nomes foram trocados. E isso de fato complica as coisas...Mas não é só isso que dá uma impressão de desconforto. Há várias imprecisões históricas(como o problema no Banestado que foi no FFHH e não em 2003)... E aqui isso importa. O diretor diz que é uma discursão "boboca", porém isso faz muita diferença.

Ok, bem no início de cada episódio, há um aviso bem claro que é um material ficcional, ou seja, não 
é um documentário e nem deve ser encarado como fonte de fatos. E , adivinhem, incomoda também. Incomoda porque para quem acompanhou os fatos, é como um repeteco, e a característica de narração, condução da história, e personagens de fácil identificação, é uma dolorosa e estranha "paródia" do telejornal ou jornais da época. Mas fica uma pergunta muito importante. Ele é tão partidário como o filme "Lava Jato"? Há um cuidado para se evitar tocar nos mesmo assuntos do filme. Mas... Muitas vezes sim, mesmo porque muitos não vão aguentar até interessantes reflexões do sexto episódio(a série tem 8 de mais ou menos 45 minutos cada) para frente que ataca bem a oposição, a revista Veja, o candidato Aécio e também o Temer. E tenta mostrar que a corrupção é bem clara no sentido de manter os negócios rodando, independente de partido ou ideologia.

A série poderia ter aproveitado informações e curiodades que não fosse de domínio público, ou mesmo desenvolvido melhor histórias paralelas, coisa que ele tenta fazer no final da primeira temporada.  

Só que a série tem muitos problemas. Muitos mesmo... Problemas de roteiro, falhas de continuidade, qualidade de som bem complicada(mixagem "muito doida"), erros históricos, presunções históricas, tendencioso em vários momentos, ingênuo em vários, e principalmente, claramente não no mesmo nível de qualidade das produções que o Padilha é famoso. Contudo, há uma coisa que algumas pessoas não repararam: qual é o real público dessa série? Errou quem pensou no público brasileiro.

Arriscaria afirmar que ele não foi feito para o brasileiro que cansou e viu o país dividido e vai enfrentar novas eleições em um cenário muito, mas muito duvidoso. A série é para a América Latina que de repente viu sérias consequências de um esquema de dinheiro que existe e é bem difícil de ser negado. Semana passada o presidente do Peru caiu como parte justamente dessa história. Os pontos que ligam as pessoas, as motivações, as consequências e o que muda daqui pra frente, aí a coisa é bem diferente dependendo das suas convicções. Delações e acordos, muitos dinheiro e vários votos. É difícil fazer a matemática de tantos fatores.

Resumindo, não tinha como não esperar algo no mesmo nível de coragem de Garapa ou Tropa de Elite, mas o departamento de "vai dar m****" influenciou demais!!! Outra coisa é  a pergunta de uma personagem: "Ok. Mas o que você vai fazer com isso?" Boa pergunta. Aliás ainda estamos esperando a resposta...

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário