Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Aviso para os donos de um Nintendo Switch(IMPORTANTE)

Com uma atualização que se aproxima do que ela tinha prometido para o lançamento da nuvem que vai acompanhar o aparelho, ela também mostra que vem, de novo, mostrando as garras como, infelizmente, nos velhos tempos...

Cuidado para não tornar seu aparelho em um caríssimo peso de papel


Quem acompanha a Nintendo ficou feliz em ouvir as novidades do chamado Upgrade 5.0 para o Switch. Com ele há a possibilidade de aparecer seus amigos pelas "Sugestões de Amizade" em redes sociais como Facebook e Twitter, assim como novos ícones para seu Avatar. Também agora é possível comprar pelo PC ou Smartphone e essas compras já começarem a ser baixadas quando o console se encontra no modo "Sleep". Há a possibilidade ainda de filtrar as noticias não vistas, algumas melhorias no controle parental, aviso de disponibilidade de algum jogo pré-comprado. Só que há uma novidade que foi uma desagradável surpresa para vários.

Junto com tudo isso, há vários relatos de acessórios como Docks e adaptadores "brickando"o aparelho. O primeiro aviso pode ser lido aqui. E pior, além de vir de surpresa essa mudança, ela ocorre em um aparelho que não permite salvar e continuar os jogos em outro aparelho. Okey, nada mais compreensível que a companhia tente se proteger da crescente "cena" de desbloqueio desse aparelho, mas tornar o aparelho um peso de papel(daí o chamado brick da expressão em inglês), como ela já fez anteriormente no Wii, é no mínimo um tiro no pé. Gente que utiliza um Dock por causa da falta de portabilidade do original, ou simplesmente preocupada com o super-aquecimento do aparelho fica prejudicada de forma irreversível por horas e horas perdidas. Muitas dessas realmente não voltarão para esse aparelho depois de uma experiência horrível como essa. E da sensação de medo que ela quer gerar com isso também desfaz a relação de confiança com os seus usuários porque a Nintendo simplesmente diz que o aparelho na verdade é dela e o seu uso é apenas uma concessão. Frente a sua atitude, a decisão da Apple de inutilizar um carregador genérico em um update de firmware é de uma delicadeza enorme, já que na "Big N" o aparelho seria sumariamente inutilizado também.

Okey, alguns acessórios já tinham um histórico nada muito bom, como o Dock da Nyko, porém o uso de um "powerbank" vira um risco em um futuro? Sério? É uma loucura, seja pelo risco jurídico para a empresa com justos processos de indenização, seja por uma penalização desproporcional. Um mundo de acessórios, que podem agregar funcionalidades ao aparelho, ficam prejudicadas. E se houver um erro por parte de um dos parceiros habilitados e eles também "brickarem"? Uma pena para uma empresa que vinha se recuperando de tantos erros no passado, contudo, parece que tem velhos hábitos que realmente voltam. Uma pena para todos.

Há dúvidas quanto e se realmente qualquer outro acessório pode gerar o travamento do Switch, porém na dúvida, principalmente a situação brasileira que temos de um aparelho caro como esse, melhor nem arriscar. Aliás até lá fora, vários relatam que a Nintendo realmente se recusa a pagar um novo aparelho por considerar uma quebra do contrato de uso.

Por fim uma coisa boa nessa história toda: mais pessoas vem pedindo algo muito simples - que seja possível salvar localmente os dados dos jogos para casos como esses. Não seria em teoria nada demais. Imaginem aquelas centenas de horas no Xenoblade 2 perdidas? Dada a importância do evento, vale esse aviso de ficar de olho em acessórios, principalmente os de origem duvidosa. Fica aquela impressão que essa história não termina aqui.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário