Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: O Mago das Mentiras (2017)

A impressionante história da maior fraude financeira de todos os tempos
                                                                                                                             
                               
Nota IMDb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: 
Ano de Lançamento: 2017
Diretor: Barry Levinson
Estrelas:   Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Alessandro Nivola
Sinopse: O enredo gira em torno de Bernard Madoff, um ex-consultor financeiro norte-americano que criou uma das maiores empresas de investimentos de Wall Street. Condenado por fraude, ele foi responsável por uma sofisticada operação, nomeada Esquema Ponzi, que é considerada a maior fraude financeira da história dos EUA.

Aqui no Brasil já tivemos vários exemplos de "esquemas em pirâmide" onde o dinheiro dos novos investidores é usado para pagar lucros irreais de investidores antigos, como por exemplo o famigerado "Avestruz Master". Alimentados pela "ganância" inerente do ser humano, esses esquemas sempre acham vítimas fáceis de todas as classes sociais. E que tal um esquema desse (lá é chamado de Esquema Ponzi) que aconteceu nos EUA em plena Wall Street  e que gerou quase 70 bilhões de dólares de prejuízo? Parece ficção mas não é e este filme feito pelo canal HBO traz um elenco estrelado para contar esta impressionante história de uma forma bem cativante.

A grande figura por trás da maior fraude da história se chama Bernard Madoff, um dos pioneiros do mercado de ações moderno e que, antes da revelação do esquema, era um dos mais renomados e admirados investidores de Wall Street, ocupando inclusive posições de liderança de associações do setor. Interpretado por um Robert De Niro que há tempos não mostrava seu talento, Madoff é retratado como um verdadeiro sociopata que não mostra nenhum tipo de remorso por seus atos e sempre arruma uma forma de justificar seus erros e o fato de ter destruído sua família. Ainda que De Niro tenha mantido seus trejeitos e jeitão rabugento, sua caracterização física e postura são impressionantes. O papel de sua esposa Ruth ficou para a ainda belíssima Michelle Pfeiffer que também andava sumida, mas mostra que seu talento está intacto. Sua interpretação é franca e chega a ser comovente ao mostrar os danos causados por seu marido.

Contada como uma entrevista feita com Madoff já preso e usando flashbacks para mostrar detalhes do esquema, a trama é bastante envolvente e faz questão de dar destaque ao impacto que a fraude teve tanto na vida das pessoas próximas a Madoff quanto às milhares de famílias ou investidores que perderam seu dinheiro. A produção do filme é bastante caprichada e não perde em nada em relação aos filmes de Hollywood, mostrando que o mercado de filmes para TV está cada vez mais forte e capaz de concorrer com as grandes produções, principalmente nos casos em que o destaque seja a história e seus personagens e não os efeitos especiais.

Sem dúvidas é um filme que vale à pena assistir, principalmente para aqueles que, como eu, não conheceram os detalhes dessa impressionante fraude. Mérito para o diretor Barry Levinson e seu trabalho competente que serve para nos alertar sobre o poder excessivo que permite algumas pessoas se manterem acima de regras e limites éticos. Impossível não fazer um paralelo com a atual situação do Brasil e da classe política que a cada novo escândalo demonstra não ter o mínimo compromisso ou consideração com o interesse público. Porém, diferentemente dos EUA, aqui estas pessoas não vão parar atrás das grades, muito pelo contrário, continuam a comandar o país e a manter seus privilégios.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário