Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Mapt da packpub vale a pena?

Será que valeria a pena assinar o serviço de "buffet" de livros da PacktPub? Confira as vantagens e desvantagens desse concorrente da O'Reilly.

De repente lembrei do tempo dos livros da Editora Campus...Nuessa! Tô velho!

Tem uma coisa que eu percebi ao longo da carreira de computação é que cair na discussão certa do StackOverflow pode salvar dias de trabalho! Porém, o ideal mesmo é ter uma idéia bem clara do que fazer bem antes lendo um livro. É muito mais rápido, menos frustrante, mas não 100% garantido que você pode ter um desenvolvimento com emoção(chefes e emails nervosos inclusos no processo).

Sendo assim, todo mundo acaba tendo uma editora de preferência, aquela que tem o ritmo mais adequado para cada tipo de programador. Eu gosto muito da O'Reilly. E em segundo lugar vem a PacktPub. E ela ganhou um espacinho especial depois que ela implementou a ideia de dar um livro de graça todo o santo dia. Ok, a maioria pode ter uns 4, 5 anos de idade, mas há livros desse ano mesmo. A dica, como já repetimos várias vezes aqui, é ir todo o santo dia lá para conferir. Eles geralmente mudam o livro às 20:00/21:00 horário de Brasília nesse site.

Contudo, nem sempre temos a sorte de ter um livro que explica tudo e algo mais sobre um projeto do seu trabalho ou de cunho pessoal. E como o dólar não anda muito acessível para nós tupiniquins, o que a gente puder conciliar com um custo baixo e boas oportunidades, melhor não? Para isso, não vou mentir, das opções "leia tudo o que você puder", ou seja, aquelas assinaturas de livros digitais, a melhor é a Safari do O'Reilly. O ruim é que o preço anual é bem, mas bem, salgado. 399 dólares no momento que estamos escrevendo. E eles tem muitos títulos do PacktPub também! Só que há a segunda opção. E é essa que vamos falar sobre hoje.

Com uma assinatura de 198 dólares, ela pode ser encontrada em algumas promoções ao longo do ano por 150/140 dólares. A Safari da O'Reilly você pode também encontrar por 199 dólares em situações bem especiais(black friday, fim do ano). Só que a PacktPub você costuma ter mais oportunidades de encontrar em preço promocional. Nela são incluídos os cursos em vídeo e livros de praticamente todo o catalogo da editora. Quase todo porque há poucas e raras exceções, que costumam com o tempo aparecer lá. Só tem que ficar experto. E todo o mês você ganha tickets para poder trocar a leitura que só pode fazer online pela opção de aquisição. Todo inicio de mês você ganha um, contudo eles tiveram uma ideia bem interessante: se você ler 50 seções de livros ou 8 horas de estudo, você ganha um ticket adicional. As diferenças de planos podem ser melhor vistas nesse link aqui .

A minha experiência como assinante pode ser resumida como surpreendente, já que eles permitem você copiar partes dos livros, o que é bem útil para aquela parte da configuração de algo que você jura que vai esquecer daqui há 20 minutos, e a integração com os livros que você já tem deles também é muito boa. Mas a coisa fica bem mais interessante financeiramente quando você já tinha a pretenção de comprar 4 livros deles ou 2 videos. Ou simplesmente investir nos chamados Paths, ou Caminhos (carreiras como o pessoal da Alura chama).  Tal qual o rival da O'Reilly, os videos são bem carinhos, então uma assinatura dessa já seria "paga" na visualização de alguns videos. Conforme falamos acima o acervo também vai crescendo ao longo da assinatura, sempre valendo a pena ver as novidades adicionadas o que ajuda também para aqueles projetos Hipsters que aparecem de última hora.

O único grande dilema é saber bem como usar o ticket de livro ou video de sua escolha. Mesmo porque pode dar o azar de ser justamente um dos livros de graça. Só que faz parte, mesmo porque não tem como adivinhar o que vai ser dado no dia seguinte lá. Ou seja, bem dilema da Xbox Live ou PSN. Ah, e parece que vai ser uma constante o sorteio de prêmios para quem cumpre um ritmo de estudo todo mês. Agora a dúvida é saber se eles mandam para o Brasil ou os impostos inviabilizariam...Mas é um bom problema para se ter...:)


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)




Nenhum comentário