Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Horizonte Profundo:Desastre

O desastre é o tema ou é o filme? Descubra no review abaixo


Imagem real que mostra o estado da plataforma um dia depois do inicio do incêndio


Nota imdb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Deepwater Horizon
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Peter Berg(famoso por Colateral(2004), Battleship(2012), O Grande Herói(2013))
Estrelas:   Mark Wahlberg(nosso protagonista), Kurt Russell(aquele que fugiu de Nova York várias vezes, aqui é o chefe que ganhou um prêmio de 10 anos sem acidentes justo bem perto do acidente), Gina Rodriguez(Interstate(2013) e Jane the Virgin(2014-2016), John Malkovich(aquele antes de tudo ficou famoso por...Being John Malkovich(que vale muito a pena) aqui é um executivo que quer ver o petróleo rolando e o dinheiro fluindo), Kate Hudson(agora versão mãe 
"caliente"), entre outras estrelas.
Sinopse:Pressão por lucro, falta de manutenção, altas cargas horárias... tudo isso pode resultar em um filme catástrofe para ninguém dos anos 70 botar defeito. Certo? Aqui veremos um dos maiores acidentes ambientais da história recente, porém com foco no custo humano.

Para nós brasileiros, esse filme tem um gosto mais amargo. Muitos ainda tem a lembrança do acidente que ocorreu de madrugada na plataforma P-36 em 2001 , a que era na sua época a maior em operação naquele período, resultando em 11 vidas perdidas, vários feridos e um custo ambiental, ainda que muito menor do que o esperado graças principalmente à atuação das equipes de contenção e aos protocolos de segurança.

Muitos anos depois, em 20 de abril de 2010, no Golfo do México, a plataforma Deepwater Horizon, alugada pela British Petrol, em um arriscado teste de pressão, fora dos procedimentos(e daí a recomendação de melhor estudos, que foi solenemente ignorada por superiores que se preocupavam com custos e prazos, ambos estourados), acabou se mostrando um desastre, como é mostrado no filme em impressionantes cenas.

Só que nem atores famosos, nem grandes efeitos especiais salvam um filme que tem um texto que tende a um tecnicismo que mata o público de tédio. De fato as consequências do acidente que fez que houvesse um vazamento continuo de óleo na costa por quase dois meses, com grandes danos a fauna e flora da região, assim como a perda de , coincidentemente, 11 funcionários no acidente, constrata com a necessidade do petróleo como é mostrada no inicio do filme. Essa pergunta ganha mais força ainda com a vitória de Trump que quer aumentar a atividade de extração e transporte de petróleo. E quem assiste o filme, nem quem sobrevive e quem morre tem certa importância que deveria ter dado o ritmo do filme.

Resumindo, um digno representante de filmes desastre como Inferno na Torre, O impossível, Poseidon e outros, tecnicamente mpressionante, mas não envolve e muitas vezes até chateia a platéia, resultando em um filme que naufraga na missão de entreter o espectador. Ah, e muitas bandeiras americanas tremulando. Ou seja, esse filme ganhou um polpudo desconto nos impostos segundo a lei audiovisual americana. Pena que nem de perto explicou as consequências ecológicas do acidente. Uma pena mesmo. Segue o trailer abaixo do filme.




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário