Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Águas Rasas (2016)

Ué, este tubarão não precisa voar num tornado para atacar as pessoas? Veja o resultado na crítica a seguir!

Nota imdb:
 6,5 (até o dia da postagem) (IMDb)

Título original: The Shallows
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Jaume Collet-Serra
Estrelas:  Blake Lively, Sedona Legge, Óscar Jaenada
Sinopse: Nancy (Blake Lively) é uma jovem médica que está tendo de lidar com a recente perda da mãe. Seguindo uma dica sua, ela vai surfar em uma paradisíaca praia isolada, onde acaba sendo atacada por um enorme tubarão. Desesperada e ferida, ela consegue se proteger temporariamente em um recife de corais, mas precisa encontrar logo uma maneira de sair da água.


Se eu disser que este filme é um dos melhores filmes de tubarão que já vi não estarei fazendo um grande elogio, uma vez que este é um gênero muito escasso após o clássico de Steven Spielberg e cuja concorrência atual é encabeçada pelos trash movies da série "Sharknado" onde o vemos tubarões voando em tornados. Porém, fico feliz em dizer que o filme consegue entregar um pouco além desse estereótipo.

Como já esperado, a trama é bem simples e temos apenas uma contextualização da situação atual da protagonista e de suas habilidades, assim como umas gotas de dramaticidade para aumentar a empatia. Grande parte do tempo é gasto com a protagonista tentando sobreviver a um dos tubarões mais persistentes já retratados no cinema. Ainda que não haja tanto terror quanto nos filmes clássicos, o suspense é interessante e irá prender a atenção do espectador. Porém, o foco fica principalmente nessa tensão e não existe tanto teor psicológico quanto no excelente "Mar Aberto" de 2003. Mas então você pode se perguntar: se este filme não tem nada tão diferente dos clichês do gênero, por que disse que é um dos melhores filmes de tubarão que já vi?

A resposta a esta pergunta é simples e se resume a um nome: Blake Lively. A talentosíssima atriz carrega este "monólogo de terror" de forma magistral e encanta não só por sua beleza e simpatia mas também pela veracidade que demonstra nas partes mais tensas. Ela enche a tela em cada cena e se mostra uma excelente durona ao ofuscar o temido tubarão e ao mostrar que, desta vez, ele mexeu com a pessoa errada.

O ponto negativo vai para os efeitos digitais meio bizarros, principalmente aqueles que tentam botar o rosto da protagonista no corpo de uma dublê. O tubarão também parece datado quando visto de perto e dá pra perceber claramente os momentos em que estamos vendo a parte que foi inserida pelos efeitos.

Se você está cansando de rir com tubarões que voam em tornados e está querendo um filme mais sério do gênero, este sem dúvidas é uma boa pedida. Não vá esperando algo revolucionário ou que irá superar o clássico de Spielberg, o filme que nos fez ter medo de nadar no mar. De quebra, você verá toda a beleza e o talento de Blake Lively, uma das atrizes mais promissoras desta nova geração e que em breve pode ficar "boa demais "para este tipo de filme.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário