Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Jason Bourne(2016)

A idade realmente pesou? Confira no review abaixo

"Será que foi algo que comi?"


Nota imdb:
 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Paul Greengrass(responsável por Supremacia Bourne, Vôo United 93, O Ultimato Bourne, Zona Verde e Capitão Philips, sendo uma das condições para Matt Damon aceitar a voltar a franquia)
Estrelas:Matt Damon, Tommy Lee Jones(como o diretor que é a maldade curdida em puro veneno...ou não), Alicia Vikander(baladada por causa de "A garota dinamarquesa" aqui faz a novata na cúpula da CIA), Vincent Cassel(além de ser marido da Monica Bellucci, é famoso pelas participações em O Ódio, Irreversível, Cisne Negro, Partisan e o brasileiro À Deriva, sendo aqui "O matador" da agência), Julia Stiles(famosa pelas participações dos filmes 2 e 3, também em uma ponta na série Dexter, aqui continuando o papel da obsecada Nicky Parsons em descobrir a verdade sobre o que está ocorrendo na CIA), Riz Ahmed(que ficou famoso por Quatro Leões(2010) e O Abutre(2014), aqui como CEO de alguma grande coorporação da industria de informática), entre outras estrelas
Sinopse: Tentando superar as consequências dos seus atos, já que ele recobrou a memória, Bourne tenta ficar "aposentado" só que o passado brutalmente volta a buscá-lo. E terminar os assuntos pendentes(mas não todos já que alguém pode mudar de ideia e fazer mais filmes?;))

O nome filme da franquia Bourne vem cercado de um pouco de polêmica: Matt Damon, quem é famoso por seguir as boas práticas de convivência em Hollywood, não gostou nada do que ocorreu no quarto filme da série "Legado Bourne"(2012) e falou com Paul Greengrass para fazer um novo filme do jeito deles. A reação da crítica e do público fizeram que o não tão ruim filme "Legado..." com Jeremy Renner se tornasse um constante pesadelo na vida de Matt Damon.

A franquia que é originária de uma série de livros primeiro escritos por Robert Ludlum e depois por Eric Van Lustbader, rendeu dois começos, já que Identidade Bourne de (2002) é um remake de do filme adaptado para TV em duas partes para a emissora ABC de 1988. Além do primeiro, tivemos o "Supremacia Bourne"(2004), "Ultimato Bourne"(2007), o odiado "Legado Bourne"(2012) e agora o mais novo filme. Outra ideia da importância dessa franquia é que acumulou em rendimentos já mais de 1,1 bilhão de dólares(sem contar o último filme) e três oscars(Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som), todos para o Ultima Bourne. E claro, uma das melhores perseguições de carro da história do cinema lá no já longínquo Identidade Bourne de 2002.

"Sim, mas e como é o filme?". Bom, mas poderia ter sido muito melhor. Boas cenas de luta, mas talvez por ironia, não alcançando o excelente nível dos filmes anteriores. Porém, o que mais irrita seja o plot que dá a impressão de filme que nasceu antes do tempo ou com menos amor do que o necessário. A participação de Alicia Vikander como a opaca novata na CIA e o carisma de Julia Stiles ajudam o filme. Contundo, o diretor da CIA Tommy Lee Jones mais lembra do Papaltine/Darth Sidious e Vincent Cassel como mais um qualquer matador de aluguel. Dameon está tão cansado que fala muito, mas muito pouco.  Duas páginas de texto no máximo. E os chefes da CIA só falam coisas extremamente óbvias?

O filme passa do famoso plano da CIA chamado MK Ultra(que no filme tem outro nome) para o problema da vez: segurança nacional vs privacidade. Snowden e Wikileaks muito, mas muito resumidos e maniqueístas. Há a parte que o pendrive tem até um adesivo "Encriptado".

Há bons momentos como uma perseguição em Las Vegas, ainda que não memorável e como escada para um momento de climax que no fim não veio. Claro que temos tiros, socos e explosões, mas menos do que alguns esperavam. E os flashbacks dão mais a impressão de que Bourne está com piriri. Como falamos anteriormente, é um bom filme, mas não espere muita coisa infelizmente. Tal qual as Olimpíadas no Brasil, em um outro momento seria uma excelente oportunidade. Seria.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em 
https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário