Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Wacraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos(2016)

Filme para apenas fãs ou até um interessante filme de fantasia? Confira no review abaixo o que achamos desse peculiar filme.

"Como assim não tem copinho do filme?"


Nota imdb: 7,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: X-Men: Apocalypse
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Duncan Jones(Lunar(2009), Contra o Tempo(2011) e Whistle(2002))
Estrelas:   Travis Fimmel(muito famoso por Vikings, atuando como Anduin Lothar), Paula Patton(Déjà Vu(2006), Missão: Impossível Protocolo Fantasma(2011) e Dose Dupla(2013) é a nova musa nerd que interpreta Garona), Ben Foster(Os indomáveis(2007), O Grande Herói(2013), fazendo o peculiar Guardião Medivh), Toby Kebbell(Planeta dos Macacos(fazendo o papel de Koba), O Príncipe da Pérsia(2010)(Garsiv), e aqui representando o carismático orc Durotan), entre outras estrelas
Sinopse: O até então tranquilo reino de Azeroth é estremecido por uma invasão de seres chamados Orcs que decidiram colonizar esse novo mundo. Porém eles próprios vem fugindo de outra ameaça que condenou o seu mundo natal. 

A franquia Warcraft da Blizzard é bem velha. Começou com um jogo de estratégia em tempo real(RTS) lá em 1994. Só que evoluiu(alguns lamentam(como eu) que o último jogo de estratégia da franquia saiu em 2003) e virou um sucesso tão grande, mas tão grande que até foi classificado como problema de saúde pública. Explico: quando foi lançado o World of Warcraft(2004), como Massive Multiplayer Online, foram relatados vários casos de pessoas renunciando  praticamente sua vida social para se dedicar ao joguinho. Há relatos de até diretores de prisões chinesas que utilizaram presos para jogarem e depois obterem dinheiro por venda de itens virtuais do jogo.

Todo esse sucesso tinha uma coisa que muitos leigos nos jogos não sabiam: havia um conjunto de boas histórias desse complexo Universo que foi criado. Só que daí a explorar isso em um filme, realmente foi necessária muita coragem, muito trabalho, amor pela série e sorte. Porque de fato há a maldição das adaptações de jogos para a telona. Porém, surpreendentemente, parece que não é o caso. Explico.

Olhando friamente para a situação, uma série tão popular se conseguisse puxar boa parte dos seus jogadores, já seria um sucesso. Mas o diretor e sua equipe queria mais. Queria que essa história fosse acessível ao grande público que gosta de uma história de fantasia. Conseguiu em grande parte já que é um filme que respeita o fã dos jogos, ainda que também convida aquele que gosta de uma aventura/fantasia com um texto interessante e alguns válidos pontos de reflexão.

O filme não é perfeito. Tem lá algumas quebras de ritmo, mas necessárias frente a tanta coisa acontecendo. E concordaria que ironicamente quem ficou um pouco deslocado no Universo apresentado foram os humanos, não os orcs. A impressão de que seria ridículas as cenas de ação deles caem por terra pelo CGI muito bem dimensionado, experiencia adquirida sem dúvida de séries como Senhor dos Anéis e companhia. Alguns também vão achar o plot confuso, com muitas reviravoltas, porém isso na verdade reflete o respeito pela obra apresentada nos jogos.

E sim, Travis Fimmel, que faz um dos grande protagonistas , Lothar, admitiu mais de uma vez que não gosta da experiência de contracenar com um fundo verde. Mesmo assim vimos bons momentos de atuação em um filme que poderia facilmente cair para a galhofa. Outro mérito são os cuidados com os detalhes técnicos: o close no Orc Durotan é excelente. A animação e a organicidade comprovam um novo patamar nos filmes de fantasia. E há também a metáfora do preconceito tão uteis esses dias. Ah, e para o fã de carteria, há além dos Easter Eggs cenas idênticas às dos jogos, inclusive o combate inicial do filme.

Resumindo, como o nome avisa, é um filme que tenta iniciar a história e deixar pontos para outros desenvolvimentos. E de certa forma foi injustiçado por muitos críticos com notas baixas, sendo muito bem abraçado pelo público que fez que o filme tivesse a ótima nota de 7,9 até o momento no imdb. Vale a pena conferir pelas traições, romance, frustrações, descobertas e drama. Há um bom material relativamente livre de spoilers no video do Jovem Nerd no link abaixo:



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário