Anúncio 1

Últimos Posts

Série da Vez:O Último Reino(2015 -)

Finalmente temos uma justa adaptação de Crônicas Saxônicas? Confira no review abaixo

Aviso:essa série não tem dragões!

Já há algum tempo(no Brasil 2006, só que lá foi em 2004) Bernard Cornwell nos apresentou com a excelente série chamada Crônicas Saxônicas a qual mostra a épica jornada de Uhtred de Bebbanburg para ter sua vingança e ajudar na identidade de uma nação:a Inglaterra. Quando primeiro ouvi falar sobre a série Vikings, pensei que viria algo parecido, mas não era e isso é bom. Há espaço para histórias serem contadas desse passado tão interessante.

Anos se passaram e agora sim temos uma série que faz justiça aos livros: cuidado com detalhes históricos, sangue, sexo, política e religião. E apesar de não ser feita pela HBO, não quer ser uma cópia de Vikings, nem tão pouco de Game of Thrones. Isso não é necessário e é justo com um material tão rico.

A história é a seguinte: em 872 o que viria a ser conhecida como Inglaterra era um conjunto de reinos desunidos que estavam, do norte ao sul, caindo nas mãos dos dinamarqueses. Essa sequência só foi quebrada com um último reino que insistia em resistir:o reino de Wessex, com o peculiar rei Alfredo, o Grande. E quem vai ajudar nessa tarefa é o pobre do Uhtred que só queria uma coisa bem simples: matar quem matou seu pai e recuperar as terras dela no Norte. Ele em si luta no sentimento contraditório de lutar contra aqueles que, sinceramente, ele se identifica mais do que seus compatriotas.

O que motivaria a pessoa a prestar atenção em mais uma série medieval? Várias coisas. Primeiro está lá uma época onde vemos uma terra que estava sendo devastada por temíveis guerreiros se organizar para um bem comum. Temos um rei com suas limitações, principalmente físicas, seus dilemas religiosos, porém estrategista e muitas vezes manipulador. Temos o retrato de um período cruel, de crendices, honra relativa nas batalhas e de feroz luta pela sobrevivência. Aliás, sim, a temível parede de escudos está lá muito bem representada, assim como a violenta tomada de cidades. E um pequeno spoiler: há toda uma série de coisas que a tirinha Hagar, o Horrível não falava para a gente. É só ver o primeiro episódio para de fato temer cair nas mãos dos invasores.



Com um número bem menor de personagens frente a uma temporada de Game of Thrones, alguns naturalmente se destacam. O padre Beocca, o rei Alfred, Brida, Ubba, Ragnar, entre outros. Só que ainda são meio bidimensionais demais. Não se sabe se fruto da direção ou qualidade dos atores. De qualquer forma isso não compromete o resultado da série que envolve e informa, já que há um cuidado minucioso em reproduzir lugares e fatos históricos importantes. Com uma temporada completa(aqui está passando no canal History Channel) que engloba fatos ocorridos nos livros 1 e 2, teve um ótimo feedback do público e críticos, tendo a nota 8,3 no imdb. Mais um gol da BBC America que vem se consolidando como uma das grandes produtoras de conteúdo globalmente. Vale a pena conferir sem dúvida!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário