Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Ele Está De Volta(2015)

Oportunista ou justamente necessário? Confira o review desse polêmico filme abaixo

Infelizmente não um filme sobre Zumbis(políticos)... Aliás nem é quase uma comédia

Em 2011 a Alemanha teve um livro chamado "Ele está de volta" que mexeu com antigos medos da Alemanha moderna:pôs traumática reunificação, muito se discutia, mas pouco se polemizava sobre a latente expansão do nazismo no país e na comunidade européia. Mas o livro de Timur Vermes colocava o dedo na ferida com um argumento super simples: e se de repente alguém que argumentava que era Hitler em pessoa, com parte do carisma do antigo ditador, aparecesse na Alemanha moderna? Ele seria bem sucedido? As pessoas iriam condena-lo ainda pelos seus crimes ou ele ganharia ainda mais adeptos?

Em 2014, já bem pós sucesso do livro, artistas locais toparam fazer a adaptação para o cinema da obra contrastando com a reação das pessoas nas ruas, parte atuação. Em uma imersão Oliver Masucci(ator que interpreta Hitler) longa em vários locais da Alemanha, ele disse que temeu pela reação das pessoas, porém viu que cada vez mais tinha uma estranha confiança. E isso é parte passada no filme. No início você ri, no início ele parece patético. Mas conforme o filme e o personagem se adapta, mais real fica a dúvida:o quanto se aprendeu e o quanto a sociedade não só alemã, mas a comunidade internacional, evoluiu para evitar os erros do passado?

O filme tem lá sua "barriga" no meio do filme, alguns probleminhas de roteiro, contudo o mesmo decola na segunda metade e convida a reflexão principalmente no final, ainda que perdendo um pouco na conclusão mais simplista do que o livro. E com uma curiosa ironia:o filme mostra uma situação de 2014 que a Alemanha tinha refugiados na casa de poucos milhares. Também era uma situação onde os atentados ainda iriam se intensificar como infelizmente iriamos ver em 2015. 

Outra falha do filme não foi investir nas curiosas possíveis alternativas de disfarce de um ditador nos dias de hoje, coisa que também é um dos grandes trunfos da obra original. Aliás comparações com filmes que abordam O Ditador são rapidamente referenciadas. Contudo vale conferir a película que convida a uma reflexão quando está vigorando uma polêmica relação entre a Alemanha e a Turquia, país que tem pesadas acusações sobre violações de direitos humanos e que estaria sendo o país "carcereiro" da Europa por ajuda financeira. E não se assuste se termos a continuação em poucos anos no futuro:segundo os criadores, a história ainda está rolando. E concordamos com a classificação de que quiçá nem é uma comédia. Está disponível no NetFlix!

PS:Nenhum cachorro foi ferido durante o filme.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário