Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Creed - Nascido para Lutar

Nunca fiquei tão feliz por estar errado sobre um filme. Leia o review e confira o porquê.

Nota imdb: 8,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Creed
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Ryan Coogler
Estrelas:  Michael B. Jordan, Sylvester Stallone, Tessa Thompson
Sinopse: Adonis Johnson (Michael B. Jordan) nunca conheceu o pai, Apollo Creed, que faleceu antes de seu nascimento. Ainda assim, a luta está em seu sangue e ele decide entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Após muito insistir, Adonis consegue convencer Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador e os dois irão travar juntos duas lutas bem distintas.

Não escondo de ninguém o carinho especial que tenho pelos filmes da saga de Rocky Balboa que, para mim, são algumas das obras motivacionais mais efetivas do cinema. Após um conturbado Rocky 5 ( que inclusive tentei corrigir aqui), tivemos um desfecho extremamente emocionante com  o filme Rocky Balboa e este meu herói de infância parecia ter saído de cena para sempre de maneira triunfal. Inclusive era isso que o próprio Stallone achava. Quando, depois de tanto tempo, comecei a ouvir falar de um filme que continuaria a saga, fiquei justificadamente desconfiado e torci o nariz. Que bom que a decisão de fazer o filme não cabia a mim.

Esqueça remakes ou reboots, este filme continua a fantástica história do "garanhão italiano" da melhor maneira possível: Rocky cede o protagonismo ao filho de Apollo em uma história que adapta o espírito do original para os tempos modernos com o devido respeito ao universo existente e com o balanço perfeito entre saudosismo e novidade. Na trama, encontramos Rocky Balboa alguns anos após o último filme, agora totalmente sozinho e apenas esperando para desaparecer discretamente e se juntar aos seus falecidos entes queridos. Mas neste momento ele é procurado pelo filho ilegítimo de Apollo que decidiu seguir os passos do pai e precisa de um treinador. Os dois criam um laço familiar e embarcam em uma jornada para travar, juntos, duas lutas bem distintas que não vou detalhar para evitar estragar as surpresas.

Desde o começo o filme mostra que, apesar de se localizar em um universo já existente e fazer uso de personagens já conhecidos, pretende vencer por seus próprios méritos, assim como seu protagonista que foge da enorme sombra de seu pai Apollo Creed. Novos personagens são introduzidos e desenvolvidos de maneira competente e se misturam com figuras conhecidas de uma forma que nos faz achar que eles realmente fazem parte deste mundo. Confesso que, enquanto assistia ao filme, temi a falta de "momentos Rocky" na película, mas posso dizer que eles estão presentes e em determinada cena que usa uma música clássica da franquia cheguei a me emocionar. Outro destaque também fica com as lutas de boxe, tanto pelas ótimas coreografias quanto à forma em que foram filmadas e que elevou bastante o nível de realismo e emoção. Você sente a tensão da luta e vi alguns mais empolgados se esquivando e sofrendo juntamente com o protagonista.

Mas nada disso seria possível se Stallone não tivesse comprado a ideia do filme. Felizmente para os fãs de Rocky, ele não só fez isso como também entregou uma de suas melhores atuações de toda a carreira, que inclusive já lhe rendeu um "Globo de Ouro" de melhor ator coadjuvante. Ao meu ver, nada mais justo do que premiá-lo por sua atuação em um seus dos personagens mais parecidos com ele na vida real. Outro ponto crucial foi a escolha do protagonista que interpretaria o filho de Apollo e Michael B. Jordan foi simplesmente perfeito no papel. Ele se levantou em menos de dez segundos após o "nockdown" que levou em "Quarteto Fantástico" e mostrou seu enorme talento dramático e entrega ao personagem na parte física para construir um protagonista digno de carregar a tocha da franquia.

Eu não sou uma pessoa que tem dificuldade em reconhecer minhas falhas e, no caso deste filme, fiquei extremamente satisfeito de saber que meu preconceito estava errado. E grande parte deste mérito vai para o diretor e escritor Ryan Coogler que mostrou extremo respeito e amor pelo material original. É não só um filme completamente indispensável para os fãs de Rocky mas também um dos melhores filmes do ano e uma excelente oportunidade de apresentar à geração atual esta fantástica saga de superação.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário