Anúncio 1

Últimos Posts

Livro da Vez:Marcas da Guerra(de Chuck Wendig)

Viu o filme e não sabe onde ter mais Star Wars na cabeça? Procure os livros! Confira nesse post!

A linha "faça você mesmo sua história"

Ok! Você novato ou não na franquia Star Wars que acabou de ver o filme e não sabe onde conseguir mais desse Universo(literalmente) além dos filmes, o que pode fazer? Livros(e quadrinhos) que de tantos podem envergar sua estante. Mas desse mundo de adaptações e histórias autorizadas, vamos destacar um , o Star Wars - Marcas da Guerra de Chuck Wendig.

Antes de desenvolver a análise sobre o livro, vamos tentar dar algumas pequenas orientações sobre essa invasão editorial. Além da divisão quadrinhos/livros(curiosamente foram os quadrinhos que acabaram convencendo o público a embarcarem nessa aventura antes mesmo do lançamento do livro. Mas imaginem o jeitão final dos anos 70 animada por uma liberdade criativa longe de George Lucas...Pois é...) teríamos a divisão da série de livros "Legends" e os livros apoiados pela equipe criativa da nova franquia(que no Brasil ganhou o subtítulo "Jornada para Star Wars"(seria um trocadilho com Star Treck?)). Como exemplos de livros que entram na série "Legends" há elogiados livros como da Trilogia Thrawn(também logo depois do final do Epsódio 6), assim como há os Star Wars Kenobi, Star Wars Provação, etc. Todos esses entram nas lendas. Já na linha autorizada de livros que tiveram influência nos novos Episódios 7(esse lançado recentemente), 8 e 9(os dois futuros), destacaremos o Star Wars Marcas da Guerra e o Star Wars Estrelas Perdidas(de Claudia Gray). Há ainda vários livros que entram no espaço de grandes adaptações como o Star Wars - Tarkin e a também excelente série de livros Star Wars - Xwing(ainda não lançada de novo no Brasil(a série foi lançada nos EUA em 1996)). 

Aqui iremos comentar hoje sobre o Marcas da Guerra que tal como Star Wars Estrelas Perdidas mostra o que ocorreu logo depois da explosão da segunda Estrela da Morte. No livro de Chuck Wendig temos a história entrelaçada de vários personagens para mostrar o que a guerra faz com a vida das pessoas. 

De um lado vemos uma almirante do Império,  a novata Sloane, sobrevivente do desastre que foi a segunda grande vitória rebelde, um antigo agente imperial Sinjir e contrabandistas. Do outro o experiente Capitão Wedge Antilles(o mesmo presente na supracitada série Star Wars-Xwing), a bem sucedida e cansada Norra Wexley que volta pra casa para o seu garoto Temmin e no meio disso tudo a caçadora de recompensas Jas Emari.  A mecânica da iteração desses e alguns outros personagens mostra também a decadência do Império e a atrapalhada/sobrecarregada Nova República.

Mais na batida que deve ser as séries que serão lançadas como "Rogue One" e o jovem Han Solo, o livro foca em pessoas "normais" e seus feitos. Seus dilemas, limitações e sonhos ainda vão render no mínimo mais 3 décadas(já que é o tempo entre o Episódio 6 até o 7. Só que ainda não sabemos quanto tempo se passará até a conclusão no epsódio 9). O estilo de escrita e decisões de história são criticados pelos fãs mais radicais, sendo em teoria muito mais fraco do que seu contemporâneo Estrelas Perdidas, porém está longe de ser um livro ruim. Só não é excepcional. Tem bons momentos ainda que use partes praticamente iguais a grandes franquias como até Senhor dos Anéis(por incrível que isso possa parecer). Aliás uma ótima ideia que fica clara nesse livro é justamente a seguinte: por que não contar uma história você mesmo sobre esse Universo? Fica a fica para nossos leitores!

Se o dinheiro estiver muito curto e não puder levar os dois, dizem que o Estrelas Perdidas é melhor. Mas na dúvida vale como experiencia para o fã e com invés de melhora(olha eu sendo otimista) já que esse foi o primeiro de uma trilogia chamada AfterMatch que deve(olha o chute) cobrir os 30 anos de diferença supra citados.  O próximo livro deve aparecer por aqui a partir de abril de 2016. No que procuramos até o momento desse post, o menor custo foi a da Amazon brasileira. Em breve iremos concluir o Estrelas Caídas para podermos fazer uma comparação mais justa entre os dois livros. Até lá e Feliz Natal!!!



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



Nenhum comentário