Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:SlingShot(2014)

Como um copo de água pura pode revolucionar o mundo? Descubra no review do documentário abaixo.

O portátil fica para próxima versão
Como já dito aqui no blog, se você não tem problemas com o inglês e tem um iPad, e detalhe, e tem ânimo de pagar algo como 25 dólares para a assinatura anual, recomendamos muito a Wired(tanto a versão americana e/ou a inglesa). Além de ser uma revista de tendências do mundo da tecnologia, ela também desenvolve temas que serão abordados em revistas nacionais meses depois. E lendo uma dessas revistas de 2013, vi uma matéria muito interessante: Dean Kamen, um famoso inventor americano, estava pessoalmente interessado em uma busca quase quixotesca: fornecer água pura também para os países pobres. Em uma excelente reportagem de Agosto de 2013, a Wired britânica conta como esse problema evoluiu para um problema de saúde pública, porém também como político/bélico. E tudo isso poderia ser evitado com um protótipo que poderia resolver tudo isso.

Anos depois, um filme de 2014 foi feito justamente para contar essa história. E agora ele está acessível no Netflix. E já logo no começo joga uma estatística curiosa: se você entregar agua limpa para a população mundial, você poderia tirar metade da necessidade dos leitos atualmente. Isso que é Pareto!

Só que antes de entender essa máquina, temos que entender quem é Dean Kamen. Egocêntrico, mas fascinado por grandes inventores/pensadores como Issac Newton, Graham Bell, Da Vinci, Albert Einstein, tinha o sonho de poder ganhar trabalhar e se divertir, tal como seu pai que era desenhista e passa o dia na prancheta de desenho. E desse sentimento nasceu sua primeira contribuição: seu irmão mais velho é médico e especialista no tratamento de câncer em crianças. Ele relatava ao irmão mais novo, Dean, de que uma das dificuldades que eles tinham era dimensionar a quantidade de medicação para as crianças, o que pode representar uma redução de 10 vezes uma dose adulta. E tudo isso em uma rotina cansativa e entediante de um hospital. Como todos de exatas podem já ter percebido, ele viu a oportunidade de fazer uma máquina que fizesse isso de forma regular e precisa. E melhor: o paciente não teria que depender do hospital para aplicação, já que ele poderia levar um módulo portátil que faria isso por em qualquer lugar. E estamos falando disso quando as bombas de insulina não existiam no mercado.

Dessa iniciativa nascia a empresa Deka, o que iria permitir que ele formasse um time de engenheiros e as condições de realização de seus sonhos de engenharia. E nesse meio que Dean e seu time fizeram contribuições substanciais como o equipamento de diálise caseira. Mas para fazer, ele deveria resolver um problema muito interessante: era necessária uma quantidade de mais ou menos 5 litros de água destilada com qualidade de pureza equivalente de um laboratório farmacêutico. Como fazer isso sem depender de fornecedores externos? A resposta mais simples era aquecer e condensar a água, mas aí iria vir outro problema: isso demandava uma quantidade muito grande de energia com as máquinas atuais. 

E trabalhando nesse problema ele percebeu algo: e se uma vez resolvido isso, por que não aumentar o público para todos os carentes de água tratada? 

Claro que o documentário(que pode ser visto como muito "chapa branca"/encomendado) passa rapidamente sobre a polêmica do lançamento do Ginger, depois renomeado para Segway. Da invenção que iria revolucionar o mundo para um brinquedo de 5000 dólares que apenas alguns entusiastas iriam comprar. Inclusive há uma tragicômica história de que o criador do Segway tinha morrido em 2010 de cima da sua então criação mais amada, o Segway, em um penhasco. Na verdade, isso foi um problema de comunicação já que quem morreu foi o até então dono da empresa Segway e não o inventor. Isso pode ser confirmado nessa reportagem aqui.


Contudo o foco é realmente na máquina de purificação e todos os problemas relacionados além dela mesmo. A descrença dos granes sistemas centralizados vs pequenos e descentralizados, problemas políticos e a logística de distribuição já valem sem dúvida o filme. Recomendamos sem dúvida esse interessante registro de uma tentativa da melhoria da qualidade de vida por meio da tecnologia. Com 7,7 no imdb é um achado.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário