Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Os 33(2015)

Nesse filme você vai descobrir que não iria gostar de trabalhar como mineiro. Descubra porquê no review abaixo




Nota imdb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The 33
Ano de Lançamento: 2015
Diretora: Patricia Riggen(basicamente uma diretora de obras românticas, dentre as quais a mais famosa foi Sob a Mesma Lua)
Estrelas: Antonio Banderas(Mario Sepúlveda), Rodrigo Santoro(Laurence Golborne, o ministro bem intencionado), Juliette Binoche(como a mãe que não quer ver o filho morrer María Segovia), Lou Diamond Phillips(como o engenheiro de segurança Don Lucho, mas que você vai reconhecer como o carinha do La Bamba), Mario Kreutzberger(como o famoso apresentador no Chile Don Francisco), entre outras estrelas
Sinopse: Um movimento da montanha faz que a única saída de um mina no Chile seja bloqueada fazendo que 33 homens fiquem presos a muitos metros abaixo do solo. Esse é o filme que conta a história deles.


Na batida de Hollywood de filmes baseados em fatos reais, temos a impressionante história de um acidente que mobilizou em 2010 não só o Chile, mas o mundo inteiro. E claro, ia dar uma boa história para um livro e para um filme. Vamos torcer que não façam a série.

Infelizmente acidentes em minas são muito frequentes. E também são frequentes falhas na segurança dessa atividade tão perigosa. Pressão por produtividade cada vez maior e custo mais baixos fazem as empresas ignorarem ou não manterem condições mínimas de segurança. Ainda que posteriormente não tenha sido dada uma indenização por negligência para as famílias, há forte indícios que a história da mina San José poderia ter sido diferente. Por curiosidade, foi concedida posteriormente a pensão vitalicia às família de algo equivalente a 530 dólares.

No filme, que é quase um remake de outro filme feito ainda em 2010 chamado de Los 33 de Atacama, vemos o drama de 33 mineiros que lutam por mante-se vivos muitos metros abaixo da terra, com a única saída bloqueada por uma rocha que tinha a massa de dois Empire States enquanto o governo chileno e empresas do mundo todo tentavam resgatá-los.

O evento foi fartamente coberto pela imprensa chilena, principalmente pelo drama das famílias que fizeram um acampamento chamado "Esperanza" ao lado da entrada da mina. As tentativas de resgate e a evolução da situação chegou a ter uma audiência mundial estimada entre 1 bilhão a 1 bilhão e trezentos milhões na parte mais crítica.

As cenas iniciais mostram quão grande era a mina que já funcionava desde 1889. O desafio político e tecnológico de trazer essas pessoas de volta a superfície são bem explicados. Tem-se uma boa configuração de um filme tenso e épico. E o filme tem Antonio Banderas que faz mais uma vez uma excelente performance como o líder Mario Sepúlveda, o Super Mario, que tenta manter o moral alto e a esperança de resgate. Há também uma boa interpretação de Juliette Binoche e o determinado, e bem intencionado ministro Rodrigo Santoro.

Só que quem erra a mão é a diretora que evita que esse seja um sensacional filme usando uma edição e recursos narrativos dramáticos que forçam um pouco a barra. Nem estamos falando do sotaque em inglês bizarro ou as tomadas de câmera estranhas. A dificuldade e detalhes técnicos são perdidos frente ao aspecto humano que não é muito bem explorado. Ironicamente também é mostrada a negociação dos direitos da própria história com as famílias...e ainda com o pessoal preso na mina.

Resumindo, é um bom filme, emocionante e tenso em alguns momentos, porém poderia ter sido um filmão até para render juz a excelente história do que houve lá, a 624 metros de profundidade. Quem sabe daqui a mais tempo veremos outro remake.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário