Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras impressões: Fifa 16 vs PES 2016

Aqui eles não jogam no mesmo time! Confira no post quem saiu como vencedor dessa aguardada luta!

Agora que já foram lançadas as versões mais novas dos grandes concorrentes Fifa e PES, a briga pela supremacia nos gramados digitais chega a um novo capítulo e decidimos juntar a equipe do Mexido Digital (contando também a participação do nosso grande amigo e consultor para games de futebol, Alex) para chegarmos a um veredito: será que finalmente o reinado do Fifa chegará ao fim?

Começamos pelo desafiante, PES 2016, que chegou cercado de boas críticas e esbanjando inovações em termos de jogabilidade e mecânica. Testamos a versão de PC e desde as primeiras imagens ficou clara a excelente qualidade gráfica do jogo. Ainda que alguns jogadores tenham ficado meio bizarros em sua versão digital (Bale ficou com cara de psicopata), é bem óbvio que em termos visuais o jogo da Konami avançou bastante e, pelo menos em relação aos jogadores, já superou o concorrente. Na questão da jogabilidade, também ficaram evidentes grandes avanços. Ficou muito mais fácil driblar (até fácil demais) e a física de colisão está muito melhor, gerando momentos engraçados com pixotadas e erros de domínio de bola. Mas, quando falamos do jogo como um todo, o maior calcanhar de aquiles da série ainda persiste: falta fluidez e um maior controle das ações do time como um todo. Você ainda fica refém da inteligência artificial (ou seria burrice proposital?!) e não consegue botar a bola aonde realmente quer. Também faz falta uma defesa mais tática e a falta de critério do juiz é bem gritante, permitindo carrinhos bizonhos e punindo divididas normais. Não podemos deixar de destacar também as licenças oficiais da Champions League e da Libertadores da América, que ajudam bastante na atmosfera com músicas e tudo (the chammmmpiooonnnnnssss!!!)

Depois de gastar um bom tempo encontrando motivos para gostar do PES, foi a hora de dar a chance do Fifa 16 defender seu cinturão na versão de Xbox One. Se passaram poucos minutos para chegarmos à óbvia conclusão de que ele ainda não perdeu a majestade. Nem vou mencionar a inovação do futebol feminino, pois não é algo que irá agradar aos jogadores mais 'hardcore'. Os gráficos continuam belíssimos e com algumas melhorias, principalmente nos cabelos e nos uniformes, que estão se movimentando mais e reagindo melhor ao ambiente. O gramado, o estádio e a torcida continuam extremamente detalhados e superam bastante o jogo da Konami. Em termos de jogabilidade, não conseguimos perceber tantas alterações, mas isso é algo positivo, pois pelo menos não estragaram o que já é bom. Continuamos tendo total fluidez e controle apurado nas ações do time e os dribles, apesar de exigirem técnica, são mais recompensadores. Percebemos algumas diferenças no comportamento dos goleiros, que estão mais ativos e até "socando" as bolas altas. Uma notável evolução, como sempre, foi na dificuldade do jogo e, mesmo juntando nossas forças e jogando com o Barça, conseguimos perder para o time do Kaká (Orlando City) na dificuldade "Profissional". Isso sem falar que tomamos "baile" do Vasco no nível "Lendário"....rs. Ah, pois é, alguns times nacionais voltaram... mas nem adianta a torcida do Flamengo se animar, pois ele ficou "exclusivo" do PES.

Depois de um sábado bem movimentado em que PES e Fifa ficaram em foco, foi unânime a sensação de que o Fifa ainda deve ser a escolha para os que querem a melhor simulação de futebol. Mas também achamos que o PES evoluiu e trouxe bem mais inovações do que o Fifa e está mostrando que é um candidato de peso para tomar o topo. As poucas inovações do Fifa podem ser explicadas pela máxima do "em time que está ganhando não se mexe", mas a EA precisa ficar atenta e continuar inventando maneiras de permanecer na frente, pois a concorrência está marcando em cima!

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário