Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Forza Motorsport 6

Este jogo me fez sair da aposentadoria de piloto virtual. Veja os motivos disto no post a seguir.

Até parece, se fosse andar com um carrão desses no Rio era "perdeu preibói" na certa...

- Plataforma: Xbox One
Metascore: 87 (User Score: 8.5) - Até o dia da postagem

Já faz um bom tempo que não me dedico a um jogo de corrida. Posso dizer que "experimentei" todos os lançamentos mais recentes de simulação, mas sempre deixei os jogos de lado depois de algumas corridas, na maioria dos casos por pura perda de interesse. Para minha surpresa, assim que experimentei o Forza 6 no meu recentemente adquirido Xbox One, fui fisgado. Vou tentar listar aqui os motivos que me fizeram sair da aposentadoria e retomar minha carreira de piloto virtual.

Antes disso, porém, um "off-topic" relativo ao processo de instalação no console da Microsoft. Quando você compra um disco, espera que vai poder colocar ele no console e já começar a jogar, certo? E se houver uma instalação, ela será pelo menos rápida, certo? Pois é, no Xbone isso não é verdade. A instalação do Forza 6 é EXTREMAMENTE DEMORADA e precisei esperar mais de duas horas antes de começar a jogar. Isso sem falar de um bendito update que já era necessário e que, além de demorar uma infinidade de tempo, dava erro e me obrigou a reinstalar o jogo algumas outras vezes. Eles precisam rever esse esquema de updates e de instalação dos jogos urgentemente, é simplesmente inaceitável.

Felizmente, depois de instalado e devidamente atualizado, o jogo não decepcionou. Logo de cara somos convidados a começar a pilotar para que o jogo sinta nosso modo de direção e ajuste a dificuldade. Após isso, o jogo continua a te conduzir no modo carreira de uma maneira extremamente gratificante. Várias narrações vão te guiando e explicando tudo, desde qual pista você irá correr quanto também qual categoria de carro irá usar. Isso faz com que você se sinta motivado a correr. Até os eventos de "showcase", que funcionam como desafios pontuais, são apresentados de uma forma que mantém seu interesse. Ainda que o jogo mantenha todas as opções de escolha de corridas, esse estilo de campanha "guiada" me atraiu bastante e é o que me manteve jogando.

Isso sem falar dos gráficos, que está acalçando níveis de "foto-realismo" impressionantes. Nunca vi um jogo de carros tão bonito, e os amantes de "car porn" ficarão extremamente satisfeitos. Finalmente temos também a adição de efeitos de chuva nas corridas e posso dizer que valeu a espera. A forma que as poças se formam e o efeito que isso tem na jogabilidade é impressionante. Pena que não temos um clima dinâmico, ou seja, ou é chuva ou é seco. As pistas estão cada vez mais reais e sua variedade é mais do que suficiente. O mesmo pode ser falado dos carros disponíveis que, apesar de não baterem nenhum recorde, irão agradar todos os gostos com várias opções de cada categoria e, felizmente, manter o nível de detalhe independente da escolha. No departamento de som o jogo também corresponde e, além dos barulhos realistas dos motores, temos músicas que contribuem com a emoção nas corridas.

Sobre a jogabilidade, temos mais uma vez um marco de como fazer um jogo de simulação e que ainda assim permaneça atraente para os mais casuais. O nível de customização da dificuldade permite que você ajuste o desafio exatamente ao ponto em que irá se sentir recompensado por cada ultrapassagem e vitória. O modo de campanha "guiado" que citei anteriormente ajuda na curva de aprendizado. Para dar um exemplo, logo no início do jogo ganhei um Bugatti Veyron num "spin" (uma adição bacana também). Quando tentei fazer um test drive, ficou claro que ainda não estava pronto. Mas, quando evoluí na carreira e cheguei na classe que me permitia dirigir carros como ele, foi muito mais tranquilo utilizá-lo.

Outro ponto interessante é a questão da inteligência artificial dos seus oponentes. Não tinha experimentado muito ainda o uso dos "drivatars", mas posso dizer que agora eles estão funcionando muito bem para trazer o elemento de realismo e imprevisibilidade às corridas. O fato dele usar seus amigos também é algo muito curioso e me fez pronunciar algumas palavras de baixo calão ao representante virtual do meu "co-editor"...rs. Muitas vezes presenciei meus oponentes cometendo erros ou sendo agressivos, o que me fazia sentir como se estivesse jogando no multiplayer. Por falar nisso, infelizmente ainda não consegui testar a jogatina online, cheguei a tentar algumas vezes mas não encontrei lobbys disponíveis.

Em resumo, posso dizer que este é um jogo simplesmente imperdível para os fãs do gênero de corrida. Vou até um pouco mais longe ao dizer que é o melhor jogo do estilo nos últimos anos. Ao que parece, o Forza 5 foi apenas um ensaio para o que estava por vir e, felizmente, o resultado colhido agora é impressionante. Acredito que vale cada centavo e está me proporcionando bastante diversão. Sem dúvidas foi um bom motivo para sair da aposentadoria.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário