Anúncio 1

Últimos Posts

Momento nostalgia: Os brinquedos favoritos da minha infância

Quem nunca brincou com um desses que atire a primeira pedra

Aproveitando a época natalina, que é sinônimo de presentes, decidi escrever este post para lembrar dos meus brinquedos favoritos de infância. O natal sempre foi uma época mágica para mim e minha família tinha um ritual que eu esperava ansiosamente: montar a árvore no começo de dezembro e na véspera sair para ir na igreja, ver as luzes da cidade, comer a ceia e depois abrir os presentes. Como acontece com a maioria das crianças, o meu momento favorito era descobrir o que havia ganhado de natal. Minha mãe sempre foi excelente na arte da saber o que eu queria ganhar e alguns dos meus brinquedos favoritos foram presentes natalinos.

Dependendo da criança, os brinquedos não são a maior fonte de diversão. Atividades em grupo ou esportes podem ocupar esse lugar e isso é algo completamente normal. Apesar de brincar muito com os colegas e gostar de atividades ao ar livre, eu sempre fui uma criança que gostava muito de passar tempo com meus brinquedos, inventar aventuras e imitar meus heróis. Sendo assim, os meus brinquedos tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da minha imaginação que, diga-se de passagem, é bem fértil :) . Algumas vezes também é possível juntar as duas coisas e usar os brinquedos fora de casa para se divertir de formas variadas.

Os brinquedos refletem o que está na moda e trazem para a vida real os desenhos, filmes e seriados que são apreciados pela meninada. Sendo assim, claro que a minhas lista irá contemplar coisas que só fazem sentido no contexto da minha infância e em muitos casos não farão o menor sentido para as crianças de hoje em dia. Meu conceito de brinquedo também será ampliado para contemplar qualquer coisa "física" que sirva para entreter crianças, ou seja, talvez alguns escolhidos causarão estranheza para o leitor.

Vamos então para a minha lista com os "top 5" brinquedos da minha infância. Eu convido você a deixar nos comentários a sua lista e contribuir com esse momento flashback.

1) Videogames

Quem me conhece sabe que minha paixão por videogames começou bem cedo e que ainda hoje é algo forte e uma grande fonte de diversão. Tive muitos consoles ao longo dos anos, desde a minha fase "segamaníaca" até a mais nova era de playstations e xboxes. Talvez o fato de ser uma pessoa extremamente visual faz com que os jogos eletrônicos tenham tanto impacto em mim, saciando esse desejo de me aventurar como um guerreiro medieval, de pilotar carros velozes, de jogar futebol como craque, etc. Não sei se um dia deixarei de jogar videogames (para desespero da minha esposa), mas se um dia isso acontecer tenho certeza de que restarão doces lembranças das incontáveis aventuras que vivi nesse universo.

2) Lego


Como disse antes, sempre gostei de criar minhas aventuras na minhas brincadeiras e de dar asas à minha imaginação. Sendo assim, o Lego caiu como uma luva e ocupou grande parte do meu tempo de brincadeiras. A possibilidade de criar novos brinquedos usando as peças existentes aumenta a vida útil dos Legos e traz infinitas possibilidades para a diversão. O elevado preço desse brinquedo no Brasil limitou bastante minha gama de opções, mas os sets que tinha já conseguiram me proporcionar incontáveis horas de muita alegria, com destaque para o aeroporto: 6814-1, 6643-1, 6346-1 e 6396-1. Hoje em dia me divirto montado legos da linha Technic e posso dizer que o virus Lego ainda está ativo dentro de mim.

3) Comandos em Ação

Eu gostava muito de brincar com figuras de ação e tinha algumas "coleções" como Thundercats e He-Man, mas sem dúvidas os meus favoritos eram os Comandos em Ação. Eu nem era tão fã assim do desenho, mas curtia demais a boa articulação das figuras ( com ressalva para a borracha que prendia as pernas na cintura e sempre quebrava depois de um tempo) e os veículos super legais. Até hoje me lembro de um dia das crianças em que minha mãe falou para escolhermos um presente de até 50 cruzeiros e, enquanto meus irmãos pegaram um skate cada um, eu escolhi essa belezinha aqui.

4) Bicicleta

Acredito que todo mundo lembra da sua primeira bicicleta e comigo não é diferente. Enquanto babávamos por uma Caloi Cross com almofadinhas e pneus coloridos, eu ganhei uma Monark  BMX pesadona, como a da foto acima. No final das contas eu acabei gostando porque ela era diferente das dos meus colegas e embalava muito bem na ladeira que tínhamos no condomínio onde morava. Me diverti demais com a galera na época e continuei praticando as pedaladas até a idade adulta, quando a bicicleta se transformou meu meio de trasporte durante toda a faculdade.

5) Playmobil

Apesar de ainda estarem presentes hoje em dia, o maior sucesso dos Playmobils foi mesmo na minha época. Com diversos temas e grande carisma, os "bonequinhos com franja" faziam a cabeça da meninada. Lá em casa, eu e meus irmãos tínhamos Playmobils e até hoje lembro do que eu mais gostava e brincava, uma caravela dos piratas enorme com direito a velas de tecido, baú do tesouro e canhões que atiravam de verdade, conforme pode ser visto aqui.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Um comentário:

  1. Bom dia queria saber se essa croos existe, e se está a venda, é meu sonho, gostei muito dessa bicicleta 😍🚴🚴😍👍

    ResponderExcluir