Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: The Summit


Nota imdb: 6,7 (até o dia da postagem): (IMDB)
Título original: The Summit
Ano de Lançamento: 2012
Estrelas:  Christine Barnes, Hoselito Bite, Marco Confortola
Diretor: Nick Ryan
Sinopse: a história do dia mais fatal na montanha mais perigosa do mundo, quando 11 alpinistas misteriosamente pereceram no K2.

Eu gosto muito de assistir a documentários e me deparei com The Summit meio que por acaso, pois não estou acostumado ao mundo do alpinismo e suas fantásticas histórias. O dia 2 de agosto de 2008 marcou este esporte com uma tragédia na segunda montanha mais alta do mundo e a mais perigosa de todas: o K2. Usando uma mistura de entrevistas, filmagens e fotos de arquivo com reconstituições filmadas, este belíssimo documentário tenta ajudar a resolver parte do mistério que cerca essa fatídica data, na qual 11 alpinistas perderam suas vidas.

A narrativa, apesar de um pouco confusa e costurada de maneira não cronológica, consegue reconstruir os eventos que ocorreram no trágico dia, assim como os momentos que o antecederam e parte do seu impacto posterior no mundo do alpinismo e na vida dos sobreviventes e suas famílias. Com imagens fantásticas e reconstituições que se fundem de forma perfeita à realidade, o documentário retrata de forma competente a grandiosa beleza e os imensos perigos envolvidos na escalada do K2.

O documentário mostra a sucessão de desencontros, erros de planejamento e fatalidades que se somaram para ocasionar a maior tragédia na história do K2 e a morte de 11 alpinistas. Ainda que consiga se manter neutro por grande parte do tempo, mostrando as opiniões divergentes dos sobreviventes e familiares, é inegável a intenção de idolatrar a figura de um alpinista irlandês (Ger McDonnel) que supostamente morreu enquanto tentava ajudar outros alpinistas. Mesmo não tirando os méritos citados anteriormente, esta agenda acaba comprometendo um pouco a imparcialidade muitas vezes esperada neste tipo de relato de uma tragédia.

Além de registrar os acontecimentos daquele dia, o documentário também consegue ir mais além e levantar questionamentos válidos sobre o perigo envolvido no alpinismo, principalmente quando é feito sem o preparo necessário e o devido respeito à montanha. Mais do que isso, mostra a frieza que muitas vezes faz parte do esporte, fazendo com que a morte de um alpinista não interrompa uma expedição ou que, no momento de crise, muitos se recusem a tentar prestar socorro devido ao risco envolvido.

Deixo aí a recomendação deste documentário que consegue encantar com a imensa beleza das suas imagens e, ao mesmo tempo, espantar seus espectadores com o poder mortal desta montanha e com a frieza e determinação necessários para conquistá-la. O tamanho do desafio fica ainda mais evidente ao se deparar com a estatística de que, para cada quatro alpinistas que tentaram chegar ao topo do K2, um morreu. Para os que, como eu, questionam a sanidade e não acham justificativa para o risco assumido pelos alpinistas que tentam escalá-la, talvez ao assistir às belíssimas imagens do cume (The Summit) e a imensa sombra que ele projeta por centenas de milhas no território chinês seja possível entender porque tantos seres humanos arriscaram e ainda arriscam suas vidas neste desafio mortal.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário