Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:FitBit Force

Emagreça e descubra as horas? Isso é possível?
Será que é uma boa idéia mesmo trocar de relógio?


Pessoalmente cheguei a conclusão que engordei demais. E aí decidi fazer o que gordinhos nerds gostam de fazer:definir metas e formas de aferi-las sempre que possível. Uma balança, um frequenciometro(algo que definitivamente recomendo a todos) e um pedômetro. O pedômetro funciona basicamente para contar quantos passos você realizou no dia. Uma tarefa simples inicialmente, mas onde vários e vários aparelhos falharam.

Um pedômetro é útil quando você vai a academia e tem que realizar exercícios em uma esteira ou um elíptico. Como passar a distância ou esforço para alguma forma de contagem? Há esteiras que são realmente receptivas aos dispositivos iOS, Androids ou até os próprios frequenciometros. Porém, no Brasil, isso é raridade. Um dispositivo que conta os passos é definitivamente uma resposta bem simples(e sim, toleravelmente imprecisa) dessa sessão de exercícios.

Alias imprecisão é justamente uma marca desses dispositivos. Como esses dispositivos tem um acelerômetro para estimar uma distância, assim como talvez a presença de um altímetro para quantidade de andares subidos, a tarefa parece simples. Mas o movimento de um passo varia muito de pessoa a pessoa. Elevadores ou veículos atrapalham o registro. Só que surpreendentemente há softwares inteligentes o suficiente para realizar ajustes ou ignorar trajetos. É o caso do Fitbit Force. Ele é muito esperto. O problema é que as vezes pessoas de comportamento italiano podem ter leituras não corretas por causa do movimento frenético das mãos.  Porém, definitivamente, tirando esse probleminha, o registro é bem preciso.

Outro problema que deve ser levado em consideração é como você quer registrar suas atividades. Explico: há pessoas que não suportam ou não podem(por questão de segurança, por exemplo) levar celulares que estão ficando muito bons no processamento de treinos de exercício, contudo cada vez maiores. Já outras pessoas simplesmente não lembram ou de registrar ou de levar algum dispositivo na hora da caminhada. Estranhamente isso acontece muito com mulheres. :) Algo que esta no seu pulso o tempo todo ajuda. E se ele tem as horas, isso ajuda mais ainda(Você vai se perguntar porque diabos tão poucos dispositivos não mostravam as horas). É o caso do FitBit Force. E o registro e análise dos dados definitivamente são um forte do aparelho. Os dados podem ser transmitidos via bluetooth via um adaptador que é colocado em alguma usb do seu computador e que é controlado por um software específico do fabricante. De tempos em tempos o programinha verifica a presença do aparelhinho e boom: os dados são atualizados e podem ser analisados e comparados com desempenhos anteriores seus, suas metas e de outras pessoas(e até povos, como a média japonesa).

Aliás, inicialmente o objetivo do relógio é bem simples:contar quantos passos a pessoa realizou no dia e, posteriormente, em outro software, de acordo com uma aproximação de consumo de calorias dado o sexo, idade, altura e peso, estimar uma relação de atividade física. Como o dispositivo é bluetooth, é possível interagir com programas que estimam desempenho em tempo real. A atualização também é possível por meio do celular.

Para esse aparelho, vamos resumir o que achei muito bom e o que é não tão legal assim. Então vamos a elas:

Vantagens:
-O visor realmente tem uma visualização muito boa, mesmo sob sol forte
-A solução de troca de menu realmente foi inteligente
-Uma opção de alarme muito bem vinda de vibração no pulso, o que pode ser interessante quando há pessoas que não tem que acordar no mesmo horário que você na mesma casa.
-O aparelho não é tão feio assim(sorry jawbone).
-Realmente me senti estimulado a dar um pulinho a pé naquele lugar ou subir de escada só para conseguir a meta do dia. A ideia de desafio costuma funcionar bem.

Desvantagens:
-Na página do fabricante, ele diz que descontinuou voluntariamente o produto. Você pode ler a explicação acessando isso aqui.
-O fechamento da pulseira é um problema. Há até gambiarras para auxiliar o fechamento.
-O problema da bateria. Infelizmente o meu aparelho não recebeu cargas na frequência regular ideal e provavelmente sofreu de "selamento", dando o erro na foto abaixo. Por esse video, simplesmente nao há troca de bateria interna. Uma pena mesmo...:(

-A função de log de sono que é ativada apertando o único botão durante um tempo. Você tem que lembrar de ativa-la, o que muitas vezes é um problema
-Preço alto(130 dolares inicialmente) em um mercado com lançamentos frequentes, principalmente na correrias dos primeiros smartwatchers. Resumindo, é um aparelho que pode ficar obsoleto rapidamente.
-Escolha bem o tamanho do pulso antes de comprar. Eu recomendaria o tamanho L que geralmente vai satisfazer a maior parte das pessoas. Abaixo há uma foto da caixa que dá uma ideia do que eu estou falando.


Resumo:se você não suporta ou não pode levar um smartphone, ou sempre esquece, ou não pode usar um dispositivo de monitoramento de passos no seu tênis, bolso, então pode valer a pena. Porém procure um bom desconto já que há uma nova geração de smartwatchers que com certeza incorporará essa função. O problema da pulseira(inclusive há casos de pessoas que tiveram irritação com a composição das pulseiras, o que gerou um recall) no fechamento da mesma, a  bateria e preços fazem que não seja uma unanimidade. Mas não deixa de ser um interessante aliado para animar mais uma voltinha no parque. Um vídeo que resume bem a situação desses dispositivos está aqui.

PS:Graças aos esforço de um amigo meu(valeu Ishida!), o meu Fitbit voltou a vida com uma limpeza dos contatos com alcool isopropil. Vamos ver se realmente houve algum dano ou não do tempo que ele ficou parado.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário