Anúncio 1

Últimos Posts

Mexido's Top 10: Os melhores livros de 2013




Explicações prévias

Com a chegada do final do ano, as listas e premiações inundam a internet na tentativa de reconhecer os melhores do ano e ajudar os consumidores a não perderem a chande de aproveitá-los. Aqui no Mexido não pode ser diferente e nós resolvemos criar a Mexido's Top 10, nossa nova coluna onde postaremos nos listas com escolhas de jogos, filmes e livros.

Como todas as listas, deveremos cometer injustiças por uma série de fatores: primeiro por não termos ainda lido certas obras; segundo por não conhecermos nem a existência de certos livros; terceiro por não termos tido acesso a tal obra, já que alguns livros ou se encontram em outro idioma que não dominamos ou ainda não tivemos acesso à mídia publicada (seja eletrônica ou física);e por fim, gosto é uma coisa subjetiva e não absoluta. Aliás devemos alertar que o objetivo aqui é de apenas sugerir a leitura de algumas obras e não classificar-las per si em seu valor, o qual já explicamos, pode ser pessoal.

Um problema engraçado é que tivemos que excluir várias obras muito boas que serão alvo de análise em posts futuros, mas que não foram publicadas em 2013. Mesmo assim, também foi parte da ideia permitir que aos que vão entrar de férias possam escolher alguns livros para esse período de descanso.
Ok, avisos feitos, vamos aos escolhidos de 2013

Os melhores livros de 2013

O lado bom da vida : Um brilhante drama que relata a vida de Pat Peoples, um ex-professor de história que acabou de sair de uma instituição psiquiátrica e é visto como obsessivo em se aperfeiçoar para voltar para a sua esposa, Nikki. Uma pena que a transposição para o cinema tenha ficado tão aquém do livro, muito mais refinado do que o resultado que rendeu o Oscar para Jennifer Lawrence como a difícil Tiffany. Enfim, o Oscar, como boa parte das premiações, são às vezes difíceis de entender.


Novembro de 63 - Stephen King : Esse velinho(King) realmente gosta de nos envolver com histórias fantásticas que não podem acabar bem. Nesse livro vemos a tentativa de um professor de inglês que recebe uma dica de como voltar ao passado e evitar o assassinato de JFK. O início, como sempre  nesse autor, é bem confuso, mas depois dessa fase o livro fica muito bom mesmo. Recomendação fácil para quem gosta do assunto. E falando em interpretações alternativas , não deixe de ler o post anterior sobre o assunto em http://www.mexidodigital.com.br/2013/11/viajando-na-maionese-jfk-versao-oficial.html


Os últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos de Luis Fernando Veríssimo : um pequeno e divertido livro que foi analisado neste post - http://www.mexidodigital.com.br/2013/10/fica-dicalivros-os-ultimos-quartetos-de.html

1889 - Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil : De Laurentino Gomes, a sequência dos excelentes 1808 e 1822 dá ainda mais luz a origem de características do regime que no Brasil ainda não entende o que é uma República. Leitura obrigatória a todos os brasileiros.


Projeto Rosie de Graeme Simsion : Imagine o Sheldon do The Bing Bang Theory, só que na Austrália e perto dos quarenta anos. Uma boa surpresa que ganhei de aniversário de meu amigo Rubens e que se mostrou uma divertida, e por que não, interessante reflexão do que definimos que seria a nossa cara metade.


Sob a Redoma de Stephen King: Sabe aquele ditado que as vezes o melhor é a viagem e não o destino? Pois é bem o caso desse livro. Mas não importa o fim, divirta-se e ignore como essa história acaba. Não vejo como a série de TV vá a ter sucesso, mas... Uma análise maior em http://www.mexidodigital.com.br/2013/08/fica-dica-livros-sob-redoma-stephen.html 


Inferno - Uma Nova Aventura de Robert Langdon  de Dan Brown : Nessa nova aventura, o professor Robert Langdon vai à Itália de Dante Alighieri para desvendar por meio da obra O Inferno para prevenir uma nova ameaça mundial. Bônus pela motivação do vilão, que deveria ser melhor desenvolvida no livro.


O Hobbit de J R R Tolkien : ok, ok, ok! É um livro muito antigo, mas foi nesse ano que ele voltou aos mais bem vendidos por causa da adaptação e sem sombra de dúvida vale a leitura: comparar as decisões da adaptação é um dos tesouros mais importantes de assistir a essa trilogia.


O Teorema Katherine - John Green : Realmente o Brasil descobriu esse autor e essa obra, que realmente tem um inicio fraco, se torna um interessante caminhar de Colin Singleton, um superdotado que decide sair em um roadtrip com seu amigo para tratar o destino/vício em meninas chamadas Katherine.


Super combo da turma da Mônica - Turma da Mônica : Laços - Chico Bento : Pavor Espaciar e Astronauta Magnetar : Todos esses três livros são muito bons e são dedicados tanto a todos que se divertiram com as histórias do bairro do Limoeiro como aqueles que procuram uma ótima obra em quadrinhos. Além de serem muito, mas muito graficamente bem feitos(especialmente Turma da Mônica : Laços), tem plots muito instigantes.

Calvin e Haroldo : Existem Tesouros em Todo Lugar de Bill Watterson: Reedição de um fabuloso volume de tirinhas desse personagem que nos faz rir e refletir sobre a vida, muito , porém muito mesmo, além de uma leitura infantil. Correções na tradução foram feitas e o texto agora sofreu bem menos.

Menção honrosa:

Daytripper de Gabriel Bá : É um livro de 2011, mas ficou realmente famoso no Brasil esse ano. Uma obra de arte que mostra as diferentes vidas de Brás, claramente inspirado na aparência de Chico Buarque. Teremos uma análise posterior em um futuro post.

A Culpa é Das Estrelas - John Green:  Livro de 2012, esse bonito livro fala da história de divertida Hazel, uma adolescente que descobre um tumor que insiste em ameaçar sua breve vida. Sua vida muda quando conhece Augustus Waters no Grupo de Apoio a Crianças. Presença já algum tempo nos mais vendidos , é sem dúvida uma ótima leitura.

Wild Cards Vol 1 - Ases nas Alruas  de George R.R. Matin: o plot de um vírus que ou matava, ou dava incriveis superpoderes ou tornavam as pessoas em monstros realmente não anima a primeira vista, porém posteriornente o livro engrena e relmente se torna interessante. É para quem gosta de séries realmente bem longas já que há 12 principais que sairam de 1987 a 1993, somando-se a mais 8 até o verão americano de 2014.

"no fim não deu - livros que parecem ser muitos bons, mas não lemos...":
O Poder da Espada - A Primeira Lei - Livro 1 de Joe Abercrombie 
O Oceano no Fim do Caminho de Neil Gaiman
O Rebelde de Jack Whyte
O Chamado Do Cuco - Robert Galbraith(pseudônimo de J. K. Rowling)
A Livraria 24 horas da Mr. Penumbra de Robin Sloan
O Herói Discreto de Mario Vargas Llosa
A Improvável Jornada de Harold Fry de Rachel Joyce
Ex-Heróis de Peter Clines
Wild Cards 2 - Ases nas alturas de Geroge R.R. Martin

Algum livro que ficou faltando nessa lista? Alguma sugestão de reordenação? Por favor compartilhe sua opinião conosco e o público. E feliz 2014!

Nenhum comentário