Anúncio 1

Últimos Posts

Mexido's Top 10: Os melhores filmes de 2013


Explicações prévias

Com a chegada do final do ano, as listas e premiações inundam a internet na tentativa de reconhecer os melhores do ano e ajudar os consumidores a não perderem a chande de aproveitá-los. Aqui no Mexido não pode ser diferente e nós resolvemos criar a Mexido's Top 10, nossa nova coluna onde postaremos nos listas com escolhas de jogos, filmes e livros.

Antes de começar, no entanto, preciso mais uma vez destacar que a lista é montada de acordo com nosso gosto e não reflete nenhuma verdade nem deve ser levado muito a sério. Nossa intenção é apenas registrar o que achamos de melhor e tentar dar dicas para quem ainda não conhece algum item das listas.

Para montar a lista, eu (Maik) e meu co-editor (Dissonant) montamos duas listas de top 10 e depois juntamos as duas para formar uma só, colocando comentários breves para justificar as escolhas. Por isso, em alguns casos haverão dois comentários ou apenas um, dependendo se o item foi escolhido pelos dois ou apenas por um. Além disso, só entram na lista os filmes, jogos e livros que conseguimos experimentar no ano. Dessa forma, não se espante se algum "figurão" ou "papa-prêmios" não aparecer na lista, pois significa que não tivemos a chance de aproveitá-lo ainda.

Os melhores filmes de 2013

Assim como nos outros anos, tivemos excelentes filmes que cumpriram a expectativa, continuações de grandes franquias e filmes pequenos que surgiram do nada e surpreenderam o público. Isso sem falar de mais um capítulo da saga de O Hobbit, que chega ao fim no ano que vem. Mas também tivemos grandes decepções na telona, seja em forma de refilmagens ou adaptações mal feitas ou de conteúdos originais decepcionantes.

Tirando os que aparecem em nossa lista, vale conceder a menção honrosa a algumas obras. Uma delas seria o filme nacional "Serra Pelada" (acompanhe a nossa análise aqui). O filme realmente fugiu da polêmica figura de Curió, mas mesmo assim vale pela excelente atuação do Wagner Moura. Além desse, destacaria também o filme Amor Bandido (Mud), mais uma grande performance de Matthew McConaughey em um ótimo filme que não fez grande alarde mas se mostrou uma das boas surpresas no ano

Falando em relação às decepções, tivemos representantes em todas as frentes e talvez seja melhor dividir em categorias:

- Pior continuação: Gente Grande 2 (Grown Ups 2)
Comentário Maik: o primeiro foi até legalzinho, mas este filme erra em todos os aspectos e traz piadas sem graça e de mal gosto e confirma o status de Adam Sandler como um dos piores atores da atualidade.

- Pior refilmagem: Carrie: A estranha (Carrie)
Comentário Dissonant: péssimas atuações, roteiro muito ruim e  dúvida se não vimos um remake de Scanners... uma lástima!
Comentário Maik: veja aqui.

- Pior filme biográfico: Jobs (Jobs)
Comentário Dissonant: Quando Wozniak não só não quis participar como não aprovou, ele tinha motivos. Um filme que perdeu uma ótima oportunidade de explicar essa gigante chamada Apple

- Pior filme de super-herói: Homem de Ferro 3 (Iron Man 3)

Comentário Maik: consegue ser pior que o segundo com um vilão sem graça, muito espaço para a secretária e menos do genial Tony Stark que todos querem ver.
Comentário Dissonant: o filme peca em tantos aspectos que foi a maior decepção de 2013... Foi injusto com um dos maiores vilões da franquia, não aproveitou uma excelente história em quadrinhos(Extremis), um vilão principal ridículo e um final Deus Ex... Affe... Dá desanimo o que eles às vezes fazem....:(


Alguns filmes considerados como favoritos a muitos oscars, como "12 anos de escravidão" e "American Hustle", não aparecem na lista porque ainda não estrearam por aqui e não tivemos a chance de vê-los. Sendo assim, segue aí a lista dos 10 melhores filmes que assistimos em 2013:


1) Os suspeitos (Prisoners) veja nossa análise aqui

- Comentário Maik: Com uma história cativante que prende o espectador do início ao fim e interpretações maravilhosas dos protagonistas, este é na minha opinião o melhor filme de 2013 que assisti.
- Comentário Dissonant: "- Não vi, mas a minha filha viu e gostou muito"(Silvio Santos).

2) Gravidade (Gravity) veja nossa análise aqui

- Comentário Maik: A interpretação digna de oscar de Sandra Bullock coroa esse drama no espaço que nos deixa maravilhados com a beleza e tensos com o suspense.
- Comentário Dissonant: Sim, ele tem problemas. Sim, ele não é tão apurado cientificamente  e sim, há muitas licenças poéticas. Mesmo assim, um filme espacial como já há algum tempo não víamos... Sem dúvida vai ser tornar um clássico de ficção científica. Mega recomendável.

3)      O Hobbit: A Desolação de Smaug (Hobbit: Desolation of Smaug)

- Comentário Maik: Smaug finalmente dá o ar da graça e se transforma na criatura virtual mais fantástica do cinema neste filme que tem bem mais ação do que o primeiro.
- Comentário Dissonant: Muita gente reclamou, mas dividir o filme em três partes fica muito mais interessante para o trabalho de adaptação do livro. Ou seja, leiam o livro e se divirtam comparando as decisões de Peter Jackson.

4) Rush: No limite da emoção (Rush)

- Comentário Maik: Acompanhamos a grande rivalidade e os perigos da década de 70 na fórmula 1 com essa produção com grandes atuações e emoção de sobra.
- Comentário Dissonant: não só a história fantástica da rivalidade de James Hunt e Nick Lauda e as boas atuações, mas a reconstrução do clima que era a Formula 1 daquela época, um presente aos que acompanhavam nos anos 80 e 90 esse grande esporte. Pena que o diretor insistiu em fazer um mini videoclipe em vez de mostrar a ultrapassagem, nem que seja por imagens de arquivo.

5) Círculo de Fogo (Pacific Rim)

- Comentário Dissonant: Robôs gigantes lutando contra monstros marinhos em uma luta que vai decidir o destino da humanidade... Hummm... Sim, você já viu isso nos anos 70/80 e é justamente essa idéia de acordo com Guilhermo del Toro. Só que se você quer algum roteiro, lamento dizer que esse não é o filme... Mas o que isso importa? É o sonho de todo nerd! :P

6) Invocação do mal (The Conjuring)
veja nossa análise aqui

- Comentário Maik: melhor filme de terror do ano e um dos melhores da última década, esta obra-prima traz sustos de sobra e atuações marcantes.

7) Elysium (Elysium)

- Comentário Maik: o diretor de Distrito 9 segue com seus filmes de ficção com temática social e nem mesmo o final hollywoodiano forçado tira os méritos desse excelente filme com uma mega atuação do eterno capitão Nascimento, Wagner Moura.
- Comentário Dissonant: Barrismo à parte, não é só divertido ver o Wagner Moura falando em inglês e dizendo um palavrão em português, mas parte do filme estar trazendo o que há de melhor do jogo Mass Effect. 

8) Antes da meia-noite (Before Mignight): 

- Comentário Maik: o desfrecho da “trilogia antes...” traz mais uma vez o casal de protagonistas lidando agora com os problemas e incertezas da vida de casados e não deixa a desejar em termos de roteiro e atuações.

9) Star Trek: Além da Escuridão (Star Trek: Into Darkness)

- Comentário Dissonant: Não confiava no reboot, mas J.J. Abrams realmente me surpreendeu no primeiro e manteve um bom desempenho para esse filme. Só o final que realmente foi mais ou menos... Bonita homenagem ao A ira de Kahn de 82.

10) Capitão Phillips (Captain Phillips)

- Comentário Maik: Apesar de não ser sua melhor performance, Tom Hanks faz muito bem o papel do capitão de uma navio invadido por piratas, com destaque também para a marcante atuação do chefe dos corsários.


Nenhum comentário